Do site/canal :
O terremoto de 7.7 de magnitude ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), pelo horário local — madrugada pelo horário de Brasília.
Ao menos três pessoas morreram na cidade de Taungoo, em Mianmar, após o desabamento parcial de um templo, relataram testemunhas, enquanto a mídia local informou que pelo menos outras duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas após um hotel desabar em Aung Ban.
Na Tailândia, o governador de Bangkok, Chadchart Sittipunt, disse que houve três mortes no terremoto. Ele alertou sobre possíveis tremores secundários, mas pediu que as pessoas se acalmassem e afirmou que a situação estava amplamente sob controle. Equipes de resgate tailandesas estão tentando libertar 81 pessoas ainda presas nos escombros de um prédio que desabou em Bangkok, declarou um vice-primeiro-ministro nesta sexta-feira.
O ministro da Defesa tailandês, Phumtham Wechachai, declarou aos repórteres que três pessoas foram confirmadas mortas. O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, na região central de Mianmar. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) disse que o terremoto, que ocorreu na hora do almoço, começou a uma profundidade de 10 km.
O epicentro foi a cerca de 17,2 km da cidade de Mandalay, em Mianmar, que fica a 270 km de distância da capital Naipidau, e tem uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas. Um forte tremor secundário e vários outros mais moderados seguiram o primeiro evento.
Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Há relatos de danos e tremores em diversas regiões de Mianmar, da Tailândia e da China. Mianmar atualmente é governado por uma junta militar, que detém o controle da mídia. A internet é restrita na região. Ainda não é oficialmente conhecido o tamanho dos estragos por lá.
Ei. Saiba como ajudar a manter a Biblioteca do Projeto Valvi e ainda ter acesso a benefícios! Seja membro deste canal: https://www.youtube.com/channel/UC9AEdweNKbrkDklPy_18APQ/join
Veja a reportagem na fonte.