Do site/canal :
Tem crianças em nosso país que nunca viram uma maçã. Eu raramente vejo na mesa de alguém um pepino JAPONÊS. E o pimentão que subiu horrososamente chegando a custar quase 1% do salário mínimo POR KILO?
Bem, todos esses encontrei quilos e mais quilos jogados nos cantos das ruas do Ceasaminas, em Contagem, MG.
E foi só um dia!
A falta de acesso à alimentação no Brasil, assim como no mundo, é um grave problema de saúde pública.
O desperdício de alimentos no Brasil é coisa assombrosa. Se compararmos com a imensidão de pessoas que passam fome e o número de desnutrição infantil perceberemos um verdadeiro caso de calamidade e descaso - público, privado, social e educacional. 30% de todo alimento produzido ou importado aqui é totalmente desperdiçado (isso exclui aqueles REAPROVEITADOS como processados para adubos ou alimentação de animais).
No mundo, segundo do site da IFCO, há um desperdício de 1,3 bilhões de toneladas. Só para se comparar de forma grosseira (porque a maioria dos alimentos é bem mais leve), um caminhão de melancia pesa cerca de 39 toneladas, com cerca de 2.800 melancias. Se fosse nesse peso (e na verdade não é ou seja bem mais caminhões para levar), seriam necessários 33 mil caminhões só para jogar comida fora.
O que é fome e insegurança alimentar?
Qual é a situação da fome e insegurança alimentar no Brasil?
A insegurança alimentar é um fenômeno que ocorre quando um indivíduo não possui acesso físico, econômico e social a alimentos de forma a satisfazer as suas necessidades, conforme a definição da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. No Brasil, cerca de 41% da população convive com a insegurança alimentar. No mundo, 30%.
O Brasil é o 10º país no ranking de desperdício de alimentos. Todo ano, cada brasileiro desperdiça, em média, 60 quilos de alimentos ainda em boas condições para consumo Já a fome é a ausência total por curto ou longos períodos de acesso / aquisição de alimentos.
Por que há tanto desperdício de comida no Brasil e quais as principais causas?
Segundo um documento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o país perde, anualmente, R$ 1,3 bilhão apenas em frutas, legumes e verduras. Contudo, 75% das pessoas acreditam que o maior causador do desperdício de alimentos é a população. Para donos ou funcionários de empresas do setor de alimentos, a percepção equivocada é a mesma: 66% culpam os cidadãos.
A verdade é que se perde em todo o processo: Na produção, os alimentos são perdidos devido a questões como mau planejamento, falta de infraestrutura adequada e problemas climáticos. Na distribuição e comercialização, alimentos são descartados devido a padrões exigentes de aparência e estética, além de problemas logísticos. No consumidor final, isto é, na sua casa, por falta de planejamento, educação e organização.
Você compra, faz a mais do que deveria ou simplesmente deixa na mesa ou na geladeira até que estrague e seja inutilizável.
Ei. Saiba como ajudar a manter a Biblioteca do Projeto Valvi e ainda ter acesso a benefícios! Seja membro deste canal: https://www.youtube.com/channel/UC9AEdweNKbrkDklPy_18APQ/join
Veja a reportagem na fonte.