Como dirigir na chuva e o que fazer quando der aquaplanagem? Você conhece o efeito TRATOR ESTEIRA ? [Portal VozdoCLIENTE]

Como dirigir na chuva e o que fazer quando der aquaplanagem? Você conhece o efeito TRATOR ESTEIRA ? Geral (Fonte indicada)




Dirigir em meio a chuva não é brincadeira.

A combinação água na pista, no parabrisa e velocidade podem ser fatais.

Trator esteira

Um dos perigos é o efeito Trator Esteira: Isso ocorre quando um dos lados do carro trava por causa de uma poça d´agua, o carro gira imediatamente no sentido do travamento e pode até capotar.

Esse efeito também é considerado aquaplanagem embora o conceito geral de aquaplanagem é quando, devido ao estado dos pneus, a velocidade e o volume de água na pista o carro perde aderência com o solo.

Nesse caso o motorista fica a mercê da direção que o carro está seguindo já que perde todo o controle direcional do veículo. Não importa para onde vire o volante, o carro seguirá em frente... se isso ocorre em curva resultado será catastrófico.

Como medir o estado dos pneus?

Nesse contexto todo os pneus são muito importantes e uma moeda pode ajudar.

É que se os sulcos dos pneus - responsáveis por escorrer o excesso de água debaixo dele e evitar a aquaplanagem - não estiverem pelo menos 1 terço a um quarto da moeda é hora, e urgente, de trocar os pneus.

Pegue esses dicas, aprenda e passe adiante!


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Vídeos do Portal

Promoções