Mover MILHARES DE ARQUIVOS para longe dos interessados! Governo Biden desiste de vender prédios do ARQUIVO NACIONAL, depois de ameaças e incertezas desde Comité no Governo TRUMP [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Mover MILHARES DE ARQUIVOS para longe dos interessados! Governo Biden desiste de vender prédios do ARQUIVO NACIONAL, depois de ameaças e incertezas desde Comité no Governo TRUMP Portal TV VozdoCLIENTE





Em 13 de janeiro, a equipe do National Archives and Records Administration (NARA) Federal Archives and Records Center em Seattle, WA, foi informada de que a instalação seria fechada nos próximos quatro anos, e os arquivos movidos para as instalações do NARA no Kansas, City, MO e Riverside, CA. A decisão foi anunciada sem aviso prévio à equipe, partes interessadas ou usuários - e o procurador-geral do estado de Washington, Bob Ferguson, ameaçou com ação legal contra a agência que recomendou seu fechamento.

Os Arquivos Nacionais de Seattle mantêm cerca de milhares de registros federais históricos de Washington, Oregon, Idaho e Alasca, datando da década de 1840 até o século 21. Isso inclui registros judiciais, censitários e fiscais, bem como documentação de filiação tribal e reivindicações de terras, vendas de madeira do Serviço Florestal, reivindicações e disputas de terras, documentos de navegabilidade de águas de propriedade federal, pesquisa científica em andamento, registros de naturalização e muito mais.

Os usuários incluem agências estaduais, universidades, pesquisadores, cientistas, membros tribais, genealogistas, historiadores e estudantes. Os arquivos de Seattle também contêm o conteúdo da antiga instalação da NARA (Arquivos Nacionais) no Alasca, que fechou em 2014; na época, os residentes do Alasca foram informados de que esses registros permaneceriam no noroeste do Pacífico.

A administração do NARA afirmou que uma data específica não foi definida para o fechamento da instalação. A venda do prédio está prevista para durar cerca de 18 meses, e os arquivos poderão permanecer no prédio por mais três anos.

 

PROCESSO DUVIDOSO

A decisão de mover os arquivos foi uma determinação do Conselho de Reforma de Edifícios Públicos (PBRB), um painel federal de cinco pessoas encarregado de rever propriedades federais como parte do Escritório de Ética do Governo dos EUA.

Em uma carta datada de 27 de dezembro de 2019, a administração PBRB escreveu a Russell Vought, diretor interino do Escritório de Gestão e Orçamento (OMB), identificando 12 propriedades subutilizadas em todo o país que poderiam ser vendidas por um alto valor. O prédio de 73 anos, que fica em dez acres no nordeste de Seattle, foi considerado subutilizado como parte da legislação de Venda e Transferência de Ativos Federais (FASTA) de 2016, e disse exigir muita “manutenção diferida”. O conselho recomendou que a propriedade fosse vendida a incorporadores e seu conteúdo realocado.

No entanto, várias partes interessadas se opuseram ao fato de que o PBRB não seguiu o protocolo correto para determinar quais propriedades deveriam ser fechadas, incluindo engajamento público e audiências públicas locais. Uma carta de 24 de janeiro ao OMB, assinada por todos os senadores de Washington, Alasca, Oregon e Idaho e oito dos dez representantes do estado de Washington ao Congresso, apontou que, de acordo com a tabela "Metodologia para Identificação de Propriedades para Descarte e Implementação das Recomendações PBRB" incluída na carta do PBRB, o OMB lista a Etapa 5 como: “Solicite a opinião das partes interessadas e do público”.

“Os respectivos arquivistas estaduais deveriam ter sido identificados como partes interessadas importantes na decisão que impactou um arquivo federal e centro de registros que mantém registros de vários estados”, dizia a carta, em parte. “Ainda assim, os arquivistas estaduais do Alasca, Idaho, Washington e Oregon não foram informados da recomendação até 15 de janeiro de 2020 - depois que o PBRB enviou suas recomendações finais ao OMB.”

Nenhum membro da delegação do Congresso do Estado de Washington foi notificado (embora a carta de 24 de janeiro afirme que "parece que a PBRB tentou notificá-los"), nem foi enviada qualquer notificação ou pedido de comentários aos membros das delegações que representam os estados com interesses em o conteúdo dos arquivos. Nenhuma das tribos ou nativos do Alasca com registros mantidos nas instalações foi consultada, nem quaisquer sociedades históricas estaduais.

Mas enquanto o PBRB afirma que a instalação tem uma carteira de manutenção de $ 2.399.302 e custos de operação e manutenção de $ 356.763, não explica quais seriam os benefícios financeiros se a propriedade fosse fechada, vendida e reconstruída - ou quanto custaria O NARA deveria atualizar as instalações que receberiam os arquivos de Seattle e realocá-los. (Até o momento, nem o NARA nem o PBRB responderam aos pedidos de comentários de LJ.)

Em 25 de fevereiro, Ferguson deu seu ultimato ao OMB. Em uma carta a Vought, ele afirmou que as agências não consideraram "a natureza histórica única da localização dos arquivos e a importância que os registros têm para as tribos e corporações nativas no noroeste do Pacífico, bem como para os chineses-americanos e nipo-americanos locais comunidades ”, citando a Ordem Executiva 13175, uma ordem do governo Obama exigindo que as entidades governamentais consultem as comunidades tribais sobre“ Políticas que têm implicações tribais ”.

Fergunson defende arquivos

Bob Ferguson teria dito que deseja evitar litígios, mas sua equipe está preparando uma ação legal se o PBRB decidir prosseguir com a realocação dos arquivos. Ele processou o governo Trump mais de 50 vezes - vencendo em mais de 20 processos.

REGISTROS TRIBAIS, ARTEFATOS FÍSICOS

“Estou aqui há 30 anos e literalmente vi as mesmas pessoas entrarem como alunos fazendo seus trabalhos de graduação, seus trabalhos de mestrado, seu doutorado, e então eles estão trazendo seus alunos. Você vê gerações inteiras passando”, A diretora do Arquivo Nacional de Seattle, Susan Karren, disse a LJ.

Cerca de 50.000 arquivos de casos do Ato de Exclusão da China documentam imigrantes chineses que vieram para os Estados Unidos através de portos em Seattle, Portland, Sumas, Port Townsend e Vancouver, BC de 1882 a 1943.

Os arquivos também contêm registros de 96 florestas nacionais no noroeste do Pacífico, que datam do início do século XX. O Relatório da Silvicultura, emitido pelo Serviço Florestal, “descreve o que havia na floresta: os tipos de árvores, onde as árvores cresciam, em que altitudes, quão grandes eram as árvores”, explicou Karren - uma imagem indispensável do que é a floresta parecia 100 anos atrás.

A coleção contém crônicas da Exposição Alaska-Yukon-Pacific de 1909, da Feira Mundial de Seattle em 1962 e da construção de Ballard Locks, entre outros eventos de importância histórica nacional.

E os arquivos não são apenas recursos para pesquisadores. Os registros da instalação são usados ​​regularmente por membros das 272 tribos do Noroeste do Pacífico dos EUA reconhecidas federalmente para determinar e estabelecer prova de cidadania tribal, que é necessária para fundos de educação e direitos de pesca, entre outros. As coleções também contêm registros de escolas residenciais indianas do Alasca e do Oregon.

Digitalização e valores

Embora alguns dos registros possam ser acessados ​​online, apenas uma pequena parte da coleção foi digitalizada. Parte disso se deve à fragilidade deles, explicou Karren; muitos são cópias de carbono de correspondência do governo em papel de pele de cebola. Além disso, muitos - particularmente documentos realocados dos Arquivos Nacionais do Alasca, em Anchorage - contêm informações de identificação pessoal. Uma vez em formato digital, esses dados podem ser extraídos e as informações usadas ilegalmente.

O NARA pode ser capaz de digitalizar vários registros nos anos seguintes, mas movê-los ainda apresentará barreiras significativas para aqueles que precisam de acesso - e a falta de artefatos físicos afetará os usuários também.

“Há algo muito diferente entre olhar para algo digitalmente e segurá-lo em suas mãos”, disse Karren.

“Os arquivos do Ato de Exclusão da China são um excelente exemplo. As pessoas olham para eles e é a primeira vez, talvez, eles nem saibam que esse ancestral existia, ou é a primeira vez que eles veem uma foto dessa pessoa: 'Essa é a assinatura do meu ancestral, na verdade é o tinta que saiu da caneta que seguravam. ' O que é realmente poderoso.

Mudança de postura no Governo Biden

Então.. depois de mais de um ano de incertezas e ameaças de ação legal, em 8 de abril a administração Biden interrompeu a venda dos Arquivos Nacionais de Seattle, revertendo a aprovação anterior do Escritório de Gestão e Orçamento da venda da instalação em 2020.

Isso trouxe alívio a todos interessados e o procurador, certamente, desistiu de processar o comitê.

Por: Lisa Peet  -News Editor for Library Journal.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias