Programa apoiará projetos de pesquisa em interface com a extensão no âmbito da Rede de Museus [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Programa apoiará projetos de pesquisa em interface com a extensão no âmbito da Rede de Museus UFMG





Estão abertas, até  25 de janeiro, as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão da UFMG. O objetivo da iniciativa é selecionar orientadores e projetos de pesquisa que tenham como foco espaços de ciência e cultura vinculados à Rede de Museus da Universidade. Veja o edital.

Resultado de parceria entre as pró-reitorias de Pesquisa (PrPq) e de Extensão (Proex), o programa foi criado para propiciar a estudantes da graduação a oportunidade de integrar as atividades da Rede de Museus por meio da concessão de bolsas de iniciação científica. Elas terão vigência de 12 meses, contados a partir de 1º de março de 2021.

Podem submeter propostas os servidores docentes com vínculo formal, ativos e em efetivo exercício na UFMG. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário on-line disponível no Sistema de Fomento da Pró-reitoria de Pesquisa

 
As propostas devem estar vinculadas a programas ou a projetos de extensão registrados no Sistema de Informação da Extensão (Siex), com status ativo, e abordar as seguintes áreas temáticas:

• Salvaguarda de patrimônio científico e cultural (documentação museológica, conservação, restauração e preservação de acervos científicos e culturais e formação do acervo);

• Pesquisa temática (acervo, reserva técnica, exposição, arquivo, biblioteca, história);

• Pesquisa de público;

• Produção de diagnósticos e indicadores museológicos;

• Acessibilidade e inclusão;

• Gestão museológica (elaboração de plano museológico, política de acervo, planejamento e execução de exposições);

• Divulgação científica e comunicação museológica.

Os projetos candidatos serão analisados e julgados por comitê das câmaras de Extensão e de Pesquisa da UFMG. A lista dos projetos aprovados será divulgada a partir de 4 de fevereiro, e o resultado final, após período de recursos, a partir do dia 17 do mesmo mês, quando será iniciado o prazo para indicação dos bolsistas. 

Outras informações constam do edital.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias