MEC / UAB abrem 3,9 mil vagas de especialização no Programa Novos Caminhos em 11 estados [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

MEC / UAB abrem 3,9 mil vagas de especialização no Programa Novos Caminhos em 11 estados Ministerio da Educacao





Uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), dez Institutos Federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) viabilizou a abertura de 3,9 mil novas vagas para que professores das redes públicas de ensino se especializem em docência para a educação profissional e tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos. O início das aulas está previsto para este semestre ainda, e serão realizadas via polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos institutos federais espalhados por setenta municípios e onze estados.

Os interessados em participar dos cursos precisam ficar atentos aos sites dos Institutos Federais participantes para obter informações a respeito dos processos seletivos, que estão previstos para ocorrer até o próximo mês. Cada um deles ocorre com cronogramas e regras próprias, publicadas em editais das instituições.

Algumas instituições já publicaram os seus editais. No Instituto Federal de Mato Grosso, até o próximo dia 8 de novembro, estão abertas as inscrições no processo seletivo para 350 vagas em cinco cidades. Na mesma data serão encerradas as inscrições no Instituto Federal de Rondônia, que conta com a oferta de 350 vagas em sete cidades. O Instituto Federal da Paraíba oferta um total de 400 vagas distribuídas em oito cidades do Estado, as inscrições se encerram no dia 4 de novembro.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais está com as inscrições abertas até o dia 30 de outubro, para um total de 550 vagas em onze cidades mineiras. Já no Instituto Federal de São Paulo, o prazo vai até o dia 15 de novembro, para 300 vagas em cinco cidades.

Também participam dessa oferta, o Instituto Federal de Goiás, com 400 vagas; o Instituto Federal da Pernambuco, com 350 vagas; o Instituto Federal do Piauí, com 450 vagas; o Instituto Federal do Amazonas, com 400 vagas; o Instituto Federal do Amapá, com 350 vagas.

As novas vagas se somam às 4.320 ofertadas pelo Programa Novos Caminhos em parceria com os Institutos Federais do Espírito Santo e de Santa Catarina neste semestre. Ao todo, as duas iniciativas, somente no ano de 2020, ofertarão mais de oito mil vagas para formação de professores no âmbito do Novos Caminhos. A expectativa do Ministério é garantir a capacitação, até o ano de 2022, para 40 mil docentes que atuam na educação profissional, em cursos de complementação pedagógica, atualização tecnológica e especialização.

 

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC).



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias