CEASA MG: Como organizam a FEIRA DO PRODUTOR (NA PEDRA) enquanto você descansa! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

CEASA MG: Como organizam a FEIRA DO PRODUTOR (NA PEDRA) enquanto você descansa! Geral (Fonte indicada)




Dessa vez cheguei de madrugada, pouco antes da abertura oficial do CEASAMINAS para a FEIRA DO PRODUTOR, no pavilhão MLP (A Pedra).

Já estive falando sobre A PEDRA antes aqui no canal no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gDe8sFvMAyI , nele é possível ver como é o espaço (pós-feira) e o PAINEL DE PREÇOS aceso!

Ainda na tarde e noite de domingo a movimentação de chegada de caminhões no CEASA já é intenso (a única entrada fica na BR040, no sentido BH-DF, em Contagem/MG) e se estende noite e madrugada adentro até que, as 4h abre-se oficialmente a feira do produtor.

É um vai e vem frenético de produtores, lojistas, varejistas e intercambiadores somados aos carregadores e auxiliares...

O local faz jus a uma BOLSA DE VALORES (pois quanto menos produtos X no saguão, mais caro fica... em contrapartida, quanto mais entardece o dia, mais se corre o risco de ter que ficar com as mercadorias - que são de alta pericibilidade - então o preço tende a cair).

Algumas pessoas perguntaram também sobre a marcação do ESPAÇO DO PRODUTOR, segue dados oficiais retirados do site da CEASAMINAS :

No MLP, há atualmente cerca de 1.450 módulos de comercialização, medindo cada um 3 metros de comprimento por 2 metros de largura. Há seis tipos de módulos: normal; comércio sobre veículos; externos; permanentes; reserva antecipada; e os destinados às associações rurais (Barracões do Produtor).

Uma das principais melhorias implantadas é a antecipação do horário de confirmação de uso das áreas permanentes e de reserva antecipada. Com a mudança, a confirmação dessas áreas deve ser feita até a meia-noite do dia anterior ao de comércio.

Antes, havia uma tolerância ate as 3 horas da madrugada. "Essa melhoria busca facilitar a vida dos produtores que chegam ao MLP e não precisam aguardar até as 3 horas da madrugada, à espera da liberação de áreas", explica o gerente do MLP de Contagem, Júnior Cardoso Costa. Ele ressalta ainda que, caso ocorra algum imprevisto, como um acidente na rodovia, o produtor com área permanente ou reserva antecipada poderá comunicar seu atraso ao Plantão do MLP.

Nessa situação, a área ficará em espera até as 5 horas da manhã do dia de comércio, aguardando a confirmação do produtor. Remarcações Outra facilidade é a possibilidade de o produtor realizar a remarcação de área mais cedo, a partir das 10 horas. Em muitos casos, neste horário toda a mercadoria de determinada área já foi comercializada.

Para aqueles produtores rurais sem reserva antecipada ou área permanente, isto dá mais praticidade na hora de solicitar a remarcação, ou seja, a marcação daquele ou de outro módulo para o dia seguinte?, esclarece. Dentre as novidades, destaque também para as 111 novas áreas de comercialização, chamadas de módulos externos, localizadas nos setores A, B, C, D e E. Junior Cardoso acredita ainda que as mudanças também vão facilitar o trabalho dos orientadores de mercado, os quais lidarão com informações mais precisas sobre marcação, confirmação e liberação dos módulos.

Veja como ficou o novo sistema de uso dos módulos do MLP

Módulo: Normal Marcação, pagamento e confirmação: até 3 horas após a entrada Liberação da área após uso: até as 16h Módulo: Comércio sobre veículo Marcação, pagamento e confirmação: até 3 horas após a entrada Liberação da área após uso: até as 14h Módulo: Externo Marcação, pagamento e confirmação: ate 3 horas após a entrada Liberação da área após uso: até as 14h

Módulo: Permanente Marcação: até 30 dias de antecedência Pagamento: mensal Confirmação: até a 0 hora (para os demais produtores, em caso de não confirmação de uso da área) Emissão de senha: após 0 hora (em caso de não confirmação) Espera (bloqueio da área): ate as 5 h

Módulo: Antecipada- Reserva Marcação: até 12 dias de antecedência Pagamento: por até 12 dias Confirmação: até 0h Liberação da área após uso: até as 16h Emissão de senha: após 0 h (para os demais produtores, em caso de não confirmação de uso da área) Espera (bloqueio da área): ate as 5h Módulo: Barracão do Produtor (setores G, H e I) Marcação: até as 20 h Pagamento e confirmação: até as 8h Liberação da área após uso: até as 16h Senha: após as 20h (para os demais produtores, em caso de não confirmação de uso da área)

Observações: As remarcações podem ser feitas de 10 h às 16h, com apresentação do Romaneio Personalizado com até 48 horas após entrada na Portaria. O horário de liberação dos módulos para os setores A, B e C nas sextas-feiras e setores em dia de limpeza será às 13h.

Mais esclarecimentos sobre o sistema: Plantão do Mercado Livre do Produtor (MLP): (31) 3399-3420/3421

Outras informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035/2036


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias