TAXA do SOL: Presidente Jair Bolsonaro promete que taxa sobre energia solar não será cobrada! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

TAXA do SOL: Presidente Jair Bolsonaro promete que taxa sobre energia solar não será cobrada! Geral (Fonte indicada)




Alta do Petróleo

Os contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira (06). Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o preço deve se estabilizar, apesar da tensão no Oriente Médio.

Taxação do sol

Seguindo uma tendência mundial, o Brasil tenta vender a imagem de produtor de energia limpa e renovável, que causa menos dano ao ambiente. Mas uma medida em discussão na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai na contramão dessa ideia.

Ela quer reduzir os incentivos para consumidores que produzem sua própria eletricidade, o que a maioria dessas pessoas faz usando painéis solares. Em termos técnicos, o que está em jogo é algo chamado geração distribuída —nome dado à energia gerada próxima ou no próprio local de consumo— nos formatos de micro (até 75 Quilowatts) e minigeração (acima de 75kW até 5 Megawatt). Na prática, os produtores independentes pagarão taxas que correspon... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/12/25/novas-cobrancas-da-aneel-podem-atrasar-corrida-por-uma-energia-mais-limpa.htm?cmpid=copiaecola

A justificafica da ANEEL

Atualmente, a regra diminui em até 90% o valor da conta de luz dos que optam por investir em painéis solares. A questão é que, na prática, o modelo criou uma distorção: todos os consumidores acabam financiando uma energia mais barata para um grupo seleto de brasileiros.

E, embora já tenha havido uma queda de mais de 50% no preço dos painéis desde o início da legislação, para obter o benefício é necessário ter cerca de 20.000 reais para instalar o sistema — um custo alto para a maioria da população. A recuperação do investimento se dá, dependendo da região, de 30 a 63 meses, segundo um índice criado pela empresa de comercialização Comerc.

Porém, de uma hora para a outra, a conta ficaria salgada. Automaticamente, os donos de placas voltaicas chegariam a pagar 62% a mais no cenário apontado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como o ideal.

O presidente foi direto

Conversei com Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre sobre a taxação da energia solar proposta pela ANEEL. O Presidente da Câmara porá em votação PL, em regime de urgência, PROIBINDO A TAXAÇÃO da energia solar. O mesmo fará o Presidente do Senado. Caso encerrado. Bom dia a todos!

* Com informações textuais do UOL e da EXAME


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias