
Feirantes da tradicional conhecida como "Feira do Eldorado" na cidade de Contagem/MG foram Câmara Municipal e as redes sociais para pedir apoio.
Segundo a nota lançada, a prefeitura realizou uma fiscalização intensa na feira e está exigindo dos feirantes documentação e recursos os quais vão colocar a maioria deles na ilegalidade.
A fiscalização
Segundo o site da Câmara Municipal de Contagem, a prefeitura realizou uma fiscalização na feira no último dia 20 de Março, com base em uma denúncia do Ministério Público de que a feira estava sob riscos: “falta de segurança para os frequentadores e situação irregular dos feirantes”
A feira
(fonte: feirinhaeldorado.com.br)
A Feira de Arte e Artesanato do bairro Eldorado ocorre nas manhãs e tardes dos sábados e domingos na Avenida José Faria da Rocha próximo ao cruzamento com a avenida João César de Oliveira ao lado da praça do Iria Diniz.
A "Feirinha do Eldorado", popularmente conhecida, apresenta diversos tipos de produtos entre eles, hortifrutis, roupas, bijouterias e acessórios. O turista ainda pode se deliciar com as típicas comidas mineiras e de outras regiões do Brasil. Atualmente, conta com mais de 1000 expositores distribuídos em diversos setores.
Anexo a Feira temos o Camelódromo do Eldorado que funciona todos os dias com muitas novidades para vocês, neste setor você ira encontrar desde um simples kit de agulha a equipamentos eletrônicos e celulares de última geração (por encomenda), basta procurar que você ira encontrar.
Movimentação e diálogo confuso
Segundo consta, os feirantes foram autuados pela prefeitura que foi "provocada" a agir. O que gerou mais de 1.200 notificações.
A partir daí os feirantes tentaram conversar com a prefeitura e a câmara municipal, conseguindo serem ouvidos pela presidência da câmara e uma comissão dos feirantes esteve conversando com o vice-prefeito William Barreiro no dia 29/03.
O vice teria prometido então (o prefeito atual - Alex de Freitas, PSDB - não se manifestou diretamente) não executar ações contra os feirantes "no sábado seguinte" mas que medidas precisariam ser tomadas pois "há várias irregularidades".
O processo continua sem rumo, uma imagem com nota supostamente assinada pela UNIDADE POPULAR PELO SOCIALISMO - uma organização que apresenta e luta por atos em todo o país - circula na internet e grupo locais do WhatsAPP, indicando que a feira corre sério risco.
Feirantes e uma imagem com símbolo da Unidade Popular pelo Socialismo acusam prefeitura de criar condições impraticáveis para regularização!
Mudar a feira
Embora na fala do vic-eprefeito ele teria garantido e entender a importância da feira para pessoas, cidade e negócios, no site da Câmara Municipal de Contagem a matéria dá a entender que ele defende a mudança de local da feira, veja (fonte: cmc.mg.gov.br, grifo nosso):
De acordo com a administração regional do Eldorado, a feira foi projetada para receber, no máximo, 900 expositores, e para ocupar uma área de 7 mil m². Hoje, tem mais de 1.200 expositores e já ocupa uma área de 11 mil m². “São problemas históricos e impossíveis de serem resolvidos em 15 dias”, concluiu Décio Camargos.
O vice-prefeito disse reconhecer a importância da feira como patrimônio de Contagem e como geradora de renda para centenas de famílias. “A Prefeitura está aberta ao diálogo e vamos achar uma solução. Este é o momento de reorganizar a construir uma feira como ela merece, com mais estrutura e segurança para quem trabalha e para quem frequenta”, destacou.
A prefeitura "NÃO EXPLICA"
Veja nossa matéria e vídeo: Prefeitura de Contagem tenta explicar Feira do Eldorado, faz confusão e não disponibiliza nada em notícia oficial