Imagem não é tudo [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Imagem não é tudo Portal TV VozdoCLIENTE


Avatar de videogame



@lecypereira                             

Por mais incrível que pareça, o Brasil sabe mais sobre o modus vivendi norte-americano que esses a respeito da nossa diversidade cultural. Mesmo dentro do Brasil, a ignorância sobre os costumes nacionais é gigantesca. Nem a Internet consegue dissipar as estereotipias criadas a partir de informações exaltadas e carregadas de achismos que uma mídia ciclópica trata de disseminar.

É notória a especialidade dos meios de comunicação em divulgar crimes e bizarrices como o "verdadeiro" retrato dos estados brasileiros sob a tosca alegação de que é isso que vende ou é isso que o povo quer saber. Essa "cultura" de massificar os fatos dantescos é antropológica. Os fatos que elevam a alma e proporcionam o bem estar das pessoas não ocupam as manchetes. A culpa é jogada no povo que, segundo os donos dos meios massificados de comunicação, quer ver é sangue, sexo e trambique. O povo ama a irracionalidade e a catarse ilimitada, segundo eles. Essa é a tese da mídia descartável.

Na interpretação mediana da maioria das pessoas do resto do mundo, o Brasil sempre será um resort de prostituição a céu aberto (eu nunca ouvi falar de resort totalmente coberto), onde basta os esfomeados sexuais chegarem acenando com notas de 100 dólares que arrastam o primeiro transeunte para um programa relaxante. Ou seja, o Brasil é similar aos subúrbios de Paris ou de Roma ou de Bangkok inteira. A imagem que vendem de Bangkok é a de que lá você é a lei.Ou pior, ninguém tem lei. Pelos traços do desenhista Walt Disney, o Zé Carioca é a alma do brasileiro (malandro, feliz e devedor). Ou seja, uma vez vendida essa imagem às crianças mudar isso requer uma verdadeira magia.

Ainda hoje paira no imaginário estrangeiro a visão de uma selva despudorada. Afinal, os  primeiros habitantes da terra do "pau" brasil viviam nus (que horror!!!) e não eram escravos do mercantilismo europeu tão "civilizado" e cheio de pudor. Se alguma pessoa decidir passear nua, hoje em dia, pelas redondezas será conduzida a uma delegacia por atentado ao pudor. A "civilização" sob o jugo de uma igreja contaminada desde aquela Idade Média implantou na terra do pau... brasil o homo civilis e vendeu a imagem de uma terra tomada por canibais preguiçosos. Dois livros, entre as centenas que soam como crônicas daquele tempo, que recomendo são: "Terra Papagalli", uma ficção que mais parece realidade de José Roberto Torero e Marcus Pimenta e "Duas Viagens ao Brasil", uma narrativa verídica que mais parece ficção do mercenário alemão Hans Staden.

Assim sendo ou não sendo, qualquer imagem formada sobre nossa condição social ou a de qualquer outro continente (a imagem vendida do continente africano até hoje só atende a interesses colonialistas) a partir da mídia dominante ou de livros didáticos tendenciosos não passa de superficialidade aplicada. É bom viver desconfiado.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias