Lixo eletrônico dos EUA estão contaminando 10 países e sendo manuseados até por crianças, acusa ONG nos EUA. [Portal VozdoCLIENTE]

Lixo eletrônico dos EUA estão contaminando 10 países e sendo manuseados até por crianças, acusa ONG nos EUA. Geral (Fonte indicada)


Lixo eletrônico aguarda processo de reciclagem em depósito nos EUA/Massachusetts.



Do site Theintercept.com:

Uma investigação do processo de reciclagem de eletrônicos usando GPS durante dois anos, revelou que as políticas destinadas a parametrizar o comércio de e-lixo (tóxico) estão inválidas e inaplicáveis para segurança global, com cerca de um terço dos dispositivos sendo exportados para países em desenvolvimento, onde o equipamento é muitas vezes desmantelados em oficinas caseiras  - muitas vezes por crianças - que põem em perigo a si, suas famílias, a comunidade e contaminando o meio ambiente.


Um relatório da Basel Action Network (BAN), uma entidade (baseada em Seattle) sem fins lucrativos dedicada a acabar com o comércio de resíduos tóxicos, levanta questões preocupantes sobre políticas e supervisão do governo dos EUA, bem como os programas voluntários indústria de reciclagem de eletrônicos.

Não estão assegurando que os equipamentos sejam manuseados de forma responsável - diz da nota do BAN.

Dados desta organização já forma responsáveis por causar a paralização de negócios de uma grande empresa de e-reciclagem. A empresa perdeu uma importante certificação como um manipulador de e-lixo responsável e lançou investigações estaduais sobre possíveis violações de resíduos perigosos.

Sabendo que as exportações de e-lixo ocorriam e frustados pelo governo federal não ter ou acompanhar informações exatas sobre tais exportações, a BAN decidiu acompanhar fisicamente os dispositivos enviados para reciclagem.

"Em nossa opinião, os relatórios apresentados pelo governo subestimaram os reais fluxos de exportação", disse o diretor executivo da BAN Jim Puckett. "Então nós decidimos se o governo não vai usar dispositivos de rastreamento, nós o faremos."

A organização então instalou 200 dispositivos de rastreamento GPS em "equipamentos informáticos não-funcionais, usados e indicados para reciclagem e sua própria equipe de investigação entregou ao governo nos locais públicos de reciglagem acessíveis em todo os EUA"

Programa mostra onde foram parar os lixos eletrônicos produzidos nos EUA

                             Mapa mostra localização do lixo eletrônico, após poucos meses de entregues nos locais corretos nos EUA


Este equipamento foi deixado para reciclagem em mais de uma dúzia de estados em todo o país entre 1 de julho de 2014, e 31 de Dezembro, 2015; 149 dispositivos foi para recicladores, 49 a brechós e dois voltaram para os varejistas.

"O que nós descobrimos é que uma porcentagem muito grande de este equipamento está cortando os mares", disse Puckett.
"Nossos equipamentos foram como pequenos detectores de mentira que colocamos lá fora. Eles contam a sua história real".

A partir deste mês, a BAN descobriu que 65 de todos os dispositivos (ou 32,% do equipamento monitorado) foi exportado.

Dos equipamentos deixados com recicladores comerciais, 39% foi exportado.
Dos 46 dispositivos rastreados enviados para as lojas,  sete (ou 15%) foram exportadas.
Isto inclui seis (ou 21%) dos 28 entregues às lojas Dell.

A maior parte deste equipamento foi para Hong Kong. Mas outros foram rastreados para 10 países diferentes, que incluem China, Taiwan, Paquistão, México, Tailândia, Camboja e no Quênia.

Elizabeth Grossman, 10/05/2016, no TheIntercept.

Nota do VozdoCLIENTE:

Não descobrimos no Brasil pesquisas neste sentido, nem tampouco qualquer organização se referindo a respeito, o que eleva a preocupação com o meio ambiente já que é comum ver na rua, lixeiras ou ferros-velhos equipamentos eletrônicos descartados como lixo comum.

Mesmo depois de aprovada a lei 13.576/09, que responsabiliza os fabricantes pelo descarte do lixo eletrônico, muita gente ainda não sabe o que fazer com teclados, monitores, baterias e pilhas em desuso.
Segundo o documento da ONU intitulado Gestão Sustentável de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos na América Latina, em 2014 o Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico.

Diz o site setorreciclagem.com.br

E  recomenda:

Os produtos ou peças eletrônicas que não não tem mais utilidade devem ser entregues nas lojas que os vendem para que sejam devolvidos aos fabricantes, que são  obrigados por lei a darem destino correto aos resíduos, ou levados para centros de triagem para serem separados e reaproveitados.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [9790 - desktop]






Vídeos do Portal

Promoções