Kim Jong Un, comemora teste com bomba de hidrogênio e lançamento de satélites e prevê ´vitória final´ para a Coréia do Norte [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Kim Jong Un, comemora teste com bomba de hidrogênio e lançamento de satélites e prevê ´vitória final´ para a Coréia do Norte Geral (Fonte indicada)





Do LA (Los Angeles Times):
 

Kim Jong Un, comemora teste com bomba de hidrogênio e lançamento de satélites e prevê 'vitória final' para a Coréia do Norte

Abrindo o Congresso do partido dos dirigentes da Coreia do Norte, o líder Kim Jong Un comemorou o lançamento recente do país de teste e por satélite de bomba de hidrogênio como realizações "sem precedentes" que levarão a nação isolada e empobrecida de 24 milhões de pessoas para a "vitória final".

Vestido em um terno preto risca de giz com o cabelo penteado para trás, Kim entrou no 25 de abril Casa da Cultura na capital, Pyongyang, para aplausos e gritos de 3.467 delegados e um adicional de 1.387 observadores, alguns dos quais parecia estar chorando.

O congresso é o encontro político de mais alto nível na Coreia do Norte, e essa convocação de Kim do encontro depois de um intervalo tão longo - seu pai, Kim Jong Un, nunca teve um em durante seu governo de 17 anos - elevou as expectativas dentro e fora da Coreia do Norte de que o jovem líder pode anunciar alguns novos grandes orientações políticas ou mudanças de pessoal.

Grandes revelações não foram divulgados na abertura da sexta-feira, e não estava claro quantos dias o congresso iria durar.

Embora a reunião tivera início na sexta-feira de manhã, nenhuma notícia do processo foi liberada até que uma emissão especial foi ao ar no canal de notícias estatal torno das 22h (hora local).

Mais de 100 jornalistas estrangeiros que foram concedidos vistos para o país nesta semana para cobrir o evento foram mantidos fora do local e não foram informados sobre os acontecimentos lá dentro. Em um movimento que seria considerado estranho em  qualquer outro país além da Coreia do Norte, pessoas ligadas ao governo levaram os repórteres estrangeiros para visitar uma fábrica de fios na parte da tarde, mantendo-os longe do local do congresso.

Kim dedicou uma parte de suas observações para olhar para trás sobre os ensaios e atribulações que a Coreia do Norte tem sofrido desde o último congresso em 1980, incluindo sanções, isolamento, o colapso do bloco soviético e outras dificuldades. Mas, insistiu, os norte-coreanos foram perseverantes e venceram reunindo em torno de seu avô, Kim Il Sung, e, em seguida, seu pai, e agora ele próprio.

O desenvolvimento de armas nucleares e de tecnologia de mísseis, disse ele, tem assegurado a segurança e o espaço da Coreia do Norte no mundo, garantindo que o país não será intimidado por nações poderosas, como os Estados Unidos.

Kim, em seguida, delineou uma agenda de cinco pontos para os próximos dias, que incluiu a revisão do estatuto do partido, eleição do órgão de liderança central e uma revisão do comitê central e relatórios de trabalho comitê do exército. A reunião também vai dar a Kim  o título de líder supremo do partido (ele é atualmente primeiro secretário).

Os oficiais militares com o peito coberto de medalhas e de trabalhadores, delegados do partido em ternos escuros aplaudiram kim de pé quando falava e quando a reunião começou (imagens da TV estatal).

A transmissão terminou um longo dia de espera de notícias por ambos os norte-coreanos e os meios de comunicação  internacionais. Durante todo o dia, TV estatal transmitiu algum "programação especial" para o congresso, mas nada disso era ao vivo. Depois de algumas imagens de orquestras militares, a estação mais tarde jogou clips de filmes antigos da Coreia do Norte. Até bem à noite, não havia detalhes sobre o que havia acontecido no interior do 25 de abril Casa da Cultura, que foi envolto em bandeiras vermelhas e bandeiras do partido.

Como uma leve garoa caiu sexta de manhã, ônibus e vans fornecidos pelo governo levou mais de 100 jornalistas estrangeiros a um cruzamento em frente ao 25 ​​de abril (avenida da Casa da Cultura), aumentando as esperanças entre os repórteres que eles poderia ser autorizados a ir para dentro para testemunhar o processo. Em vez disso, inspetores do governo permitiu que os jornalistas uma rara oportunidade de realizar entrevistas corpo a corpo com transeuntes, em seguida, levou-os de volta para o hotel designado em que todos eles devem ficar.

Muitos dos entrevistados demonstraram expectativas sobre o congresso, que tem sido objeto de uma grande propaganda maciça nos últimos 70 dias, mas ninguém tinha a menor idéia do que iria acontecer na reunião, quem exatamente estava participando, ou mesmo quanto tempo duraria.

"Nós não sabemos o que vai acontecer", disse Song Jong Min, um estudante universitário. Seu amigo, de sobrenome Joo, acrescentou: "Temos certeza de que respeitado marechal Kim Jong Un vai indicar o caminho; onde nós estamos indo. E o nosso país vai ser um país maior. "

O congresso, aparentemente, destina-se a destacar a unidade nacional a estabilidade sob Kim, que chegou ao poder no final de 2011 após a morte de seu pai, Kim Jong Il.

O país inteiro foi mobilizado para "acelerar a produção" por 70 dias que antecederam o congresso, e meios de comunicação controlados pelo Estado estavam cheios de relatórios de tirar o fôlego sobre realizações milagrosas em fábricas de cimento e minas de carvão, bem como a construção de uma nova usina.

Pyongyang foi enfeitada com bandeiras vermelhas e novos banners de propaganda em quase todas as ruas do centro da cidade de 2,5 milhões de habitantes. Os residentes foram mobilizados para ensaiar para desfiles e uma procissão de velas, entre outros eventos, para marcar o congresso, embora os guias pareciam não terem informações sobre quando os eventos aconteceriam também.

Kim Jong Un, que está na casa 30 anos, passou os últimos anos a enfeitar a capital, a construção de novos arranha-céus residenciais, um centro de ciência e teatros. Ele construiu um "Dolphinarium", um parque aquático e uma estação de esqui também.

Embora a economia continua predominantemente estatal, retomou crescimento, em grande parte graças ao comércio com a China e alguns afrouxamento das restrições às empresas de estilo de mercado. Pyongyang tem visivelmente mais tráfego - e um fornecimento mais estável de eletricidade - do que alguns anos atrás. Mas esses ganhos agora pode estar em perigo.

Kim atraiu a ira da comunidade internacional por meio de testes supostamente de uma bomba de hidrogênio em janeiro, e em seguida, com frequentes lançamentos de mísseis e o lançamento de um satélite em órbita baixa da Terra.

Em março, o Conselho de Segurança da ONU votou para impor novas sanções à Coreia do Norte.


Kim permanece um enigma para grande parte do mundo. Apesar de ter sido educado na Suíça, ele não viajou ao exterior desde que chegou ao poder, nem recebeu um chefe de Estado estrangeiro (embora ele convidou celebridades como Dennis Rodman para o país).

Mas os norte-coreanos já consideram Kim como uma figura muito menos remota do que seu pai, que tinha a reputação de reclusão e excentricidade.

Embora Kim Jong II tenha governado a Coreia do Norte de 1994-2011, ele nunca fez um discurso público, e muitos norte-coreanos nem lembram de ter ouvido sua voz, ou apenas uma vez, em um desfile militar na década de 1990.

Kim Jong Un, em contrapartida, já entregou diversos discursos públicos de seu mandato de quatro anos.

"Nós ouvimos sua voz três ou quatro vezes já", observou Hwang Myong Sim, um contador que acompanha os jornalistas estrangeiros esta semana.

Analistas estrangeiros têm especulado que o Congresso pode ser uma oportunidade para Kim para colocar para fora mais detalhes sobre sua visão para o futuro do país, incluindo a forma como ele pretende avançar sua política de desenvolvimento de armas nucleares e reforçar a economia, ao mesmo tempo. Isso é visto como inviável por muitos observadores externos se as recentes sanções da ONU forem completamente implementadas.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias