´Busão da Vacina´ da Cruz Vermelha reforça estratégia de imunização em Minas [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

´Busão da Vacina´ da Cruz Vermelha reforça estratégia de imunização em Minas Geral (Fonte indicada)




Desde Junho Minas Gerais conta com um ônibus que percorre trechos de MG para vacinação.

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, em parceria com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), é a responsável pela execução da logística das viagens do veículo, que foi doado pela Mercedes-Benz e pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira (CVB).


"Quero agradecer à Cruz Vermelha Brasileira, em conjunto com a Mercedez-Bens, que é a patrocinadora, e à Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira, pela cessão temporária do 'Busão da Vacina' que, sob orientação da nossa Secretaria de Estado de Saúde, estará percorrendo diversos municípios do estado, ajudando no processo de vacinação, que é importantíssimo nesse momento", destaca o governador Romeu Zema. Ele ressalta, ainda, que a atual gestão tem feito de tudo "para que a vacina chegue a todos os mineiros o quanto antes", nesta que é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, a iniciativa vai contribuir para acelerar a chegada dos imunizantes aos municípios em situação de vulnerabilidade. “Especialmente se considerarmos que a velocidade da vacinação não é a mesma em todas as regiões do estado”, ressalta, referindo-se à heterogeneidade de Minas Gerais, com 853 municípios e cerca de 20 milhões de habitantes.

“Nosso objetivo é auxiliar as prefeituras nas ações de imunização de várias doenças a acessar a população que se encontra impossibilitada de se deslocar, ou aquelas em situação de vulnerabilidade social, alcançando um maior número de pessoas imunizadas”, destaca  o conselheiro estadual da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, Ricardo Oliveira. 


Neste primeiro momento, 16 voluntários da CVB-MG receberão treinamento para aprender a manusear os equipamentos do ônibus. A equipe também será orientada quanto à prevenção e protocolos de segurança adotados pelo Ministério da Saúde, como o correto distanciamento entre as pessoas.
 

Fábio Marchetto / SES-MG

“A nossa hashtag Unindo Forças diz muito sobre esta ação. A Mercedes Benz doou os ônibus, a Câmara Brasil Alemanha disponibilizou o financiamento, a Cruz Vermelha faz a operacionalização e as Secretarias Municipais de Saúde disponibilizam as vacinas e os profissionais para aplicar as doses, para que possamos atender a população”, observa o coordenador Nacional de Programas Humanitários da Cruz Vermelha Brasileira, Henrique Paião, sobre a estratégia desenvolvida. 

Estrutura completa

O 'Busão da Vacina' conta com estrutura completa para vacinar a população: três salas para aplicação de imunizantes, três mesas para cadastro de cidadãos e testes rápidos, 20 cadeiras para espera e, ainda, duas tendas para cadastros. O veículo permanecerá em Minas Gerais por cerca de 45 dias. 

Vacinação em Minas

Já foram mais de 8 milhões de vacinas de covid-19 aplicadas no estado, sendo 5.508.598 da primeira dose e, da segunda, 2.570.620, conforme dados do Vacinômetro da SES-MG de 16/6/2021.

O secretário Fábio Baccheretti destaca, ainda, que de acordo com o cronograma de envio de vacinas do Ministério da Saúde, a expectativa é de que todo mineiro receba a primeira dose contra a covid-19 até o final de outubro de 2021. “Lembrando a todos a importância de se manter o uso de máscara, cuidados de higienização e distanciamento até que o processo de imunização esteja totalmente concluído”, finaliza.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias