AQUECEDOR Solar caseiro: Uma solução barata para reduzir o custo da conta de luz (energia elétrica) da sua casa. Vide vídeo e arquivo de projeto [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

AQUECEDOR Solar caseiro: Uma solução barata para reduzir o custo da conta de luz (energia elétrica) da sua casa. Vide vídeo e arquivo de projeto Portal TV NMR

>Embed


O brasileiro vem buscando alternativas para reduzir os seus custos, ainda mais em época de crise e que - a mídia ajuda - os constantes aumentos são frequentes.

Com a privatização seguida de setores energéticos os governos sempre mostram que para o consumidor melhorará, no entanto, na prática, vemos que a qualidade da prestação de serviços (nem sempre) melhora mas o que continua crescente é o custo para o consumidor.

O AQUECEDOR SOLAR CASEIRO é uma excelente alternativa para este processo já que, segundo bem disse Ítalo Ríspoli (veja síntese inicial de seu artigo no tópico abaixo) há uma notória falta de políticas públicas que incentivem e promovam o uso deste tipo energia.

Usar aquecedor solar tem uma série de outras vantagens como, por exemplo, contribuir para o meio ambiente, reduzir seus custos de manutenção (quantos chuveiros você comprou nos últimos 10 anos?), educar as pessoas para uma postura de uso menor da energia em horários de pico, etc

No final deste artigo, veja os links para donwload de duas apostilas instrutivas

Custo da conversão

Ríspol, Ítalo Alberto Gatica na sua tese: O AQUECEDOR SOLAR BRASILEIRO - TEORIA E PRÁTICA EM PROL DE UMA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, 2008, escreveu:

O custo da conversão da energia solar in natura para outro tipo de energia aproveitável na rotina humana tem sido um fator relevante na baixa disseminação desse vetor energético junto aos países em desenvolvimento.
Outro fator que deixou historicamente o uso da energia solar em segundo plano é o baixo desempenho no processo de transformação quando comparado com outros vetores convencionais e suas potências nominais de uso final, não obstante, a improbabilidade em função da climatologia local também conspirou para que o aproveitamento da energia solar ficasse numa escala insignificante diante das fontes convencionais.
O Brasil é um país em desenvolvimento, mas está situado entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio, privilegiado por uma farta insolação anual o que estimula a priori buscar um novo conceito de aquecedor solar que se adotado em quantidade significativa poderá produzir o impacto desejável.
O desenvolvimento de um sistema de aquecimento solar de água potável de baixo custo de aquisição e instalação para efeito de proliferação junto às classes sociais brasileiras de menor poder aquisitivo tem sido tema de inúmeros trabalhos científicos.
Alguns trabalhos práticos podem ser encontrados na rede mundial de computadores, contudo percebe-se que mesmo com toda a contribuição e esforço dos pesquisadores, fabricantes e entusiastas, não existe uma transferência tecnológica capaz de produzir um real impacto no sistema elétrico nacional, como por exemplo, a desagregação da carga noturna do chuveiro elétrico junto ao horário de pico por volta das 19:00 hs.
O crescimento da demanda e complicada proposta de crescimento para a oferta da energia elétrica.
Uma causa da inibição da transferência de tecnologia solar se dá por conta da ausência de uma política pública que adote com maior ênfase a administração do setor elétrico pelo lado da demanda, ante o insustentável orçamento do aumento da oferta com o indesejável aumento do passivo ambiental.
A adoção de um sistema de aquecimento solar de água tem sido posto em prática em maior número para as classes sociais brasileiras que têm poder aquisitivo suficiente para comprar de forma particular essa tecnologia, contudo observa-se que tais sistemas são muitas vezes super dimensionados para atender uma grande quantidade de pontos de consumos distribuídos na edificação que nem sempre são utilizados pelos usuários, e se utilizados acabam por desequilibrar a reserva de calor acumulado no reservatório de água quente, é o caso típico dos pontos de água quente em tanques de lavar roupa, banheiras do tipo hidromassagem ou na área de lazer.

Documentos anexos:

Manual de construção e instalação. Do site Sempre Sustentável (sempresustentavel.com.br). 2012

Projeto do Sistema de Aquecedor Solar. Apostila do site e curso Gerasol (gerasol.com.br). s.d



Veja aqui: Do site SEMPRE SUSTENTÁVEL: MANUAL DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO -Versão 1.2 nov 2012


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias