Devemos usar máscaras? Veja as recomendações e os níveis de bloqueio dos tipos de máscaras existentes! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Devemos usar máscaras? Veja as recomendações e os níveis de bloqueio dos tipos de máscaras existentes! Portal TV VozdoCLIENTE





Muitas pessoas em toda a Ásia usam máscaras para se tentarem proteger da covid-19. Na Europa e nos Estados Unidos, as máscaras são menos utilizadas, mas muitas pessoas fazem a pergunta: devemos usá-las durante a pandemia?

A Organização Mundial de Saúde diz que só é preciso usar máscara em duas circunstâncias: se estiver a cuidar de alguém que possa estar infectado, com sintomatologia ou doença declarada; se apresenta sinais tais como febre, tosse ou espirros.

As máscaras funcionam bloqueando as gotículas que são emitidas pela respiração e em particular pela tosse e espirros – os principais veículos de transmissão do novo coronavírus.

Há dois tipos principais: as máscaras cirúrgicas, que são tiras de tecido que cobrem o nariz e a boca, e outras ajustáveis a todo o rosto, também conhecidas por máscaras respiratórias.

As máscaras ajustáveis – como as N95 – conseguem oferecer uma boa protecção, mas não total, contra gotículas infecciosas. Por outro lado, as máscaras da gama acima – as N99 – oferecem melhor protecção, mas algumas pessoas têm dificuldade em respirar através delas.

A classificação “N” refere-se à percentagem de partículas de pelo menos 0,3 micrómetros de diâmetro que a máscara deverá bloquear: as máscaras N95 filtram 95% das partículas e as máscaras N99, como o número indica, 99%.

Algumas máscaras têm uma válvula para ajudar a prevenir a condensação da humidade do ar expirado no interior, o que deixa a máscara molhada e mais susceptível à penetração do vírus.

O uso das máscaras só é eficaz se combinado com a lavagem frequente das mãos e com a garantia de que não toca no rosto. Qualquer pessoa que utilize uma máscara deve certificar-se, antes de a colocar, que as mãos estão bem limpas com água e sabão ou com um anti-séptico à base de álcool.

Fonte e texto em Português de Portugal: Jornal Público


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias