Deixar de fumar exige empenho e apoio especializado. 130 mil brasileiros morrem por ano em decorrencia do tabagismo [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Deixar de fumar exige empenho e apoio especializado. 130 mil brasileiros morrem por ano em decorrencia do tabagismo Portal TV VozdoCLIENTE





Mortes por Tabagismo

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Conforme dados do Inca, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.

Os números mostram ainda que, no ano de 2017, 73.500 pessoas foram diagnosticadas com câncer provocado pelo tabagismo. Segundo o Inca, R$ 56,9 bilhões são perdidos a cada ano em função de despesas médicas e perda de produtividade.

Cessação tabágica (do Wikipédia):

Cessação tabágica (ou deixar de fumar) é o processo de interrupção do tabagismo. O fumo do tabaco contém nicotina, uma substância viciante. A nicotina faz com que o processo de parar de fumar se torne em muitos casos demorado e difícil.

Fumar é a principal causa evitável de morte em todo o mundo. Devido à sua associação a diversas doenças crónicas, fumar tem sido proibido em muitas áreas públicas. Deixar de fumar diminui significativamente o risco de morte por doenças relacionadas com o tabaco, tais como doença arterial coronária, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)] e cancro do pulmão. Setenta por cento dos fumadores manifestam o desejo de parar de fumar e 50 por cento afirma ter tentado desistir no ano anterior. Existem várias estratégias para deixar de fumar, incluindo parar de fumar sem ajuda, medicamentos como a terapia de reposição de nicotina (TSN), citisina, bupropiona ou vareniclina, e aconselhamento psicológico. A maioria dos fumadores que tentam deixar de fumar fazem-no sem assistência, embora apenas 3% a 6% dessas tentativas sejam bem-sucedidas. Os medicamentos e o aconselhamento psicológico aumentam a taxa de sucesso da cessação tabágica, e a combinação de medicamentos e intervenções comportamentais é mais eficaz do que qualquer intervenção isolada.

Uma vez que a nicotina é viciante, parar de fumar causa sintomas de abstinência da nicotina, tais como desejo de nicotina, ansiedade, irritabilidade, depressão e ganho de peso 2298 Os métodos de apoio profissionais para deixar de fumar geralmente tentam corrigir tanto a dependência de nicotina como os sintomas de abstinência da nicotina.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias