UFMG oferece mais de seis mil vagas no Sisu 2019 [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

UFMG oferece mais de seis mil vagas no Sisu 2019 UFMG


Estudantes no campus Pampulha - Lucas Braga / UFMG



Candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma vaga em 2019 nos cursos de graduação da UFMG, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Como faz desde 2017, UFMG volta a utilizar somente a primeira edição anual do Sisu para selecionar alunos para 6.339 vagas em 90 cursos de graduação, com entrada nos dois períodos letivos de 2019.

De acordo com o Ministério da Educação, o processo seletivo Sisu, nesta primeira edição de 2019, vai ofertar 235.476 vagas, em 129 instituições de todo o país. Ouça reportagem na Rádio MEC: 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, de terça-feira, 22, até as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 25 de janeiro. Todas as 6.339 vagas em cursos de graduação oferecidas pela UFMG por meio do Sisu, com ingresso nos dois semestres letivos, serão preenchidas nesta edição.

Reserva de vagas

Por lei, 50% das vagas de cada curso de graduação destinam-se aos egressos da escola pública. Assim, em 2019, 3.167 vagas estão abertas para ampla concorrência, e 3.172, reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino. Esses candidatos são classificados inicialmente em dois estratos socioeconômicos: renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo e superior a esse patamar. Em seguida, eles devem indicar se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-racial, declarando-se ou não negros (pretos e pardos) e indígenas. Com isso, as 50% de vagas reservadas são distribuídas entre oito modalidades de cotas.

Mudanças
Nesta edição, o Sisu tem novas regras, definidas no edital 83 do Ministério da Educação, publicado em 21 de novembro no Diário Oficial da União, que altera a regulamentação da Lei de Cotas e da lista de espera. Leia mais em reportagem do Portal UFMG.

Registro acadêmico
Os candidatos aprovados, com ingresso nos dois semestres letivos, farão registro acadêmico, via internet, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, e serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas na página Sisu UFMG.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2018. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Exame, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados.

Mais informações podem ser obtidas no site do Sisu, na página Sisu UFMG e pelo e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.

Fora do Sisu
Os cursos presenciais de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro não têm seus candidatos selecionados pelo Sisu, mas por meio do Vestibular Habilidades Específicas, cujas inscrições estão encerradas. 

Também contam com seleção própria os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Formação Intercultural para Educadores Indígenas e o processo seletivo para o Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas. Outras informações sobre os cursos fora do âmbito do Sisu podem ser obtidas na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias