Fez o ENEM 2018? Estão abertas inscrições para Vestibular de Habilidades na UFMG. Veja e se inscreva! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Fez o ENEM 2018? Estão abertas inscrições para Vestibular de Habilidades na UFMG. Veja e se inscreva! Geral (Fonte indicada)





Começa nesta quarta-feira, 7, o período de inscrição para o Vestibular de Habilidades, que funciona como segunda etapa na seleção dos candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança – licenciatura, Design de Moda, Música – bacharelado, Música – licenciatura e Teatro. O candidato deve, obrigatoriamente, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até as 17h (horário oficial de Brasília) do dia 14 de dezembro. A inscrição será confirmada na página eletrônica da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) até três dias úteis após a efetivação do pagamento do boleto bancário, no valor de R$ 205.

“É fundamental que os candidatos estejam atentos às datas e façam a inscrição também no Vestibular de Habilidades, uma vez que esses cursos têm processo de seleção específico, ou seja, não estão incluídos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, alerta o coordenador da Copeve, professor Dario Windmöller.

As provas do Vestibular de Habilidades serão realizadas em Belo Horizonte, de 5 a 7 de fevereiro de 2019. Para concorrer à reserva de vagas, candidatos com deficiência passarão por perícia no dia 9 de janeiro, em horário que será divulgado a partir do dia 7 daquele mês. As normas do concurso estão publicadas em edital no site da Copeve.

Segunda etapa

As notas obtidas nas provas específicas constituem a segunda etapa do Vestibular de Habilidades dos sete cursos que, juntos, oferecem 331 vagas, 251 com entrada no primeiro semestre letivo e 80 com entrada no segundo. Desse total, 169 vagas são reservadas e 162 oferecidas na modalidade de ampla concorrência. A soma das notas das quatro provas específicas do Enem é considerada a nota da primeira etapa, eliminatória, para a seleção de candidatos para esses cursos.

A segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, é composta pelas provas específicas e pela prova de redação do Enem 2018 – esta, de inteira responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério de Educação (MEC).

As vagas reservadas destinam-se aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, subdivididos em dois grupos principais: um com renda inferior a 1,5 salário mínimo e outro com renda superior. Estes se subdividem em quatro outros, de acordo com condições de deficiência e candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas. 

Provas

Curso de graduação de Música é um dos sete que selecionam candidatos por meio de provas específicas

Curso de graduação de Música é um dos sete que selecionam candidatos por meio de provas específicas Marina Gontijo / UFMG

Os horários e locais de realização das provas serão especificados no comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na página da Copeve a partir de 31 de janeiro.

Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais e Design de Moda fazem a prova de percepção visual. Para o curso de Dança, são aplicadas provas de habilidade corporal de dança e solo de dança. Os candidatos de Teatro fazem provas de atuação e de audição didática coletiva.

O bacharelado em Artes Visuais oferece habilitações em artes gráficas, desenho, escultura, gravura e pintura. O bacharelado em Música oferece habilitações em canto, composição, instrumentos de sopro, corda e percussão, regência, música popular e musicoterapia.

Os candidatos ao curso de Música farão provas específicas de acordo com as modalidades oferecidas: Música – bacharelado (exceto musicoterapia), provas de teoria e percepção musical e prova prática de música; Música – bacharelado/musicoterapia, prova prática de música; Música – licenciatura, apenas a prova de teoria e percepção musical.

Para o curso de Música, o candidato deverá observar, ainda, orientações específicas: se escolher o bacharelado deverá indicar, também, a habilitação que pretende cursar; se escolher bacharelado nas habilitações composição, música popular, musicoterapia ou regência, deverá indicar, também, o instrumento que vai utilizar na prova prática de música, como também se vai levar instrumentista acompanhador.

Curso técnico e Sisu

Para concorrer a vagas nos outros cursos de graduação da UFMG, em 2019, os candidatos devem fazer a prova do Enem 2018 e, posteriormente, efetuar sua inscrição no Sisu 2019. O cronograma será publicado em edital do MEC e disponibilizado nas páginas do MEC e do Sisu UFMG.

Além da graduação em Teatro, a UFMG também oferece curso técnico em Teatro, cujo processo de seleção não está incluído no Vestibular de Habilidades. As inscrições para esse curso encerraram-se em outubro, e os candidatos inscritos devem buscar o comprovante de inscrição definitivo, na página da Copeve, a partir do dia 14 de novembro. As provas de primeira etapa estão previstas para o próximo dia 20 e as de segunda etapa para os dias 25 e 26 deste mês. Mais informações sobre o curso técnico estão disponíveis no edital.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias