Jornalista vai na embaixada para buscar documento de divórcio e DESAPARECE. Especulações de como o corpo foi retirado de lá aterrorizam e sugerem perseguição política [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Jornalista vai na embaixada para buscar documento de divórcio e DESAPARECE. Especulações de como o corpo foi retirado de lá aterrorizam e sugerem perseguição política Portal TV VozdoCLIENTE


Foto na Web: Onde está Jamal Khashoggi ?



Do internacional Vox.COM:

Jamal Khashoggi, um conhecido jornalista da Arábia Saudita e colunista do Washington Post que criticou o governo de seu país, desapareceu na semana passada.


Seu desaparecimento está piorando as relações entre a Turquia e a Arábia Saudita e poderia complicar as recentes tentativas do príncipe saudita Mohammed bin Salman de reformular seu governo como visionário e reformista - bem como a estreita relação de seu país com os EUA.

O veterano jornalista de 59 anos foi visto pela última vez na terça-feira, 2 de outubro, entrando no consulado saudita em Istambul. Ele estava lá para obter um documento verificando seu divórcio de um casamento anterior para que ele pudesse se casar novamente com uma mulher turca.

Mas o que aconteceu depois é um mistério.

Autoridades turcas disseram no fim de semana que têm evidências "concretas" de que o escritor saudita nunca saiu do prédio e foi assassinado lá; alguns até mesmo expuseram teorias terríveis sobre como seu corpo pode ter sido desmembrado e contrabandeado.

O governo saudita, no entanto, diz que eles não tinham nada a ver com o desaparecimento dele e afirma que ele saiu por uma entrada dos fundos.

Em meio a uma investigação em andamento, as relações entre a Arábia Saudita e a Turquia rapidamente azedaram. O mistério também está abalando Washington: Khashoggi vivia em exílio auto-imposto nos EUA há cerca de um ano - temeroso, segundo ele, de que o governo saudita o visasse por suas visões dissidentes.

Se ele foi realmente assassinado por seu próprio governo, levanta questões maiores sobre a segurança dos jornalistas, a liberdade de expressão e o futuro das relações sauditas com a Turquia, os EUA e outros.

Sherif Mansour, coordenador do programa do Oriente Médio e Norte da África do Comitê para a Proteção dos Jornalistas, disse que estava muito preocupado.

"Achamos que as autoridades sauditas precisam fornecer uma conta credível com provas e testemunhos para explicar o que aconteceu com ele", disse Mansour na segunda-feira. "Agora são seis dias depois e temos muito mais perguntas do que respostas".

Khashoggi costumava desfrutar de laços estreitos com a família real saudita. Ele foi o editor de um jornal saudita, Al Watan, e também serviu como um ex-conselheiro do governo. Mas nos últimos anos, ele adotou uma postura mais crítica, criticando a liderança do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman (também conhecido como MBS).

O príncipe herdeiro de 33 anos tentou pintar-se como reformador, afrouxando as restrições às mulheres dirigindo e abrindo cinemas, mas ele também liderou um expurgo de oposição dentro de seu governo sob o pretexto de uma repressão à corrupção e à corrupção e defendeu uma guerra sangrenta e brutal com o Iêmen que deixou dezenas de milhares de mortos.

E apesar de suas reformas, a MBS não demonstrou nenhuma disposição para tolerar a dissidência política ou a liberdade de expressão. Ele até prendeu alguns dos ativistas que defenderam as reformas que ele promoveu.

Em junho de 2017, Khashoggi, temendo a prisão, deixou o país. Ele se mudou para os EUA, onde passou o ano passado vivendo em exílio auto-imposto.

Khashoggi tornou-se um colaborador frequente de publicações como a seção de opiniões globais do Washington Post e continuou a criticar o governo saudita de longe. Em uma coluna publicada em 18 de setembro intitulada "A Arábia Saudita nem sempre foi repressiva". Agora é insuportável ”, escreveu ele sobre como sua esperança de que o príncipe herdeiro fosse uma voz reformista agora deu lugar ao medo da repressão.

"Deixei minha casa, minha família e meu trabalho, e estou levantando a voz", escreveu ele. “Fazer o contrário seria trair aqueles que definham na prisão. Eu posso falar quando tantos não podem. Quero que você saiba que a Arábia Saudita nem sempre foi como é agora. Nós sauditas merecemos melhor.

Khashoggi também expressou preocupação em ser assassinado pelo governo saudita por seus pontos de vista, dizendo ao jornalista Robin Wright, em agosto, que a nova liderança do país gostaria de "me ver fora de cena".

E apenas três dias antes de ele desaparecer no consulado saudita na Turquia, ele disse à BBC Newshour em uma entrevista que duvidava que ele pudesse voltar ao seu país de origem. "Eu não acho que poderei voltar para casa", disse ele à BBC, dizendo que na Arábia Saudita, "as pessoas presas não são nem dissidentes".

Três dias depois, seus piores temores podem ter se concretizado.

Khashoggi foi primeiro ao consulado saudita em Istambul em 28 de setembro para dar entrada na papelada necessária para seu casamento com uma mulher turca, Hatice Cengiz.

Na terça-feira, 2 de outubro, ele retornou ao consulado saudita por volta das 13h, de acordo com Cengiz. Ela disse ao Washington Post que esperou por ele no portão do lado de fora, mas que várias horas depois, mesmo depois do fechamento do consulado, ainda não havia sinal dele.

O caso segue. A Polícia Turca pediu permissão para investigar dentro do consulado.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias