Empresa vendia panelas de pressão sem selo de certificação. Veja cuidados e erros ao manipular esse utensílio na sua cozinha [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Empresa vendia panelas de pressão sem selo de certificação. Veja cuidados e erros ao manipular esse utensílio na sua cozinha Geral (Fonte indicada)




Vídeo do Via Legal:

A cozinha, lugar mais perigoso da casa

A cozinha é um dos espaços mais saborosos da casa.

Só que também é um dos mais perigosos, com risco de acidentes, para crianças e adultos.

A panela de pressão também precisa de cuidado. Ela pode explodir se não for usada corretamente.

No interior de São Paulo, uma fábrica de que vendeu panelas de pressão sem o selo de segurança do Inmetro foi multada.

A punição foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª. Região.

Erros ao manipular panelas de pressão

Veja a seguir algumas dicas de Tiago Ferreira sobre Panela de Pressão (do site vix.com/pt/ciencia):

Cuidado com a válvula que controla a pressão

A válvula de segurança da panela de pressão é aquele botãozinho que fica ao lado do pino sobre a tampa. É justamente esse pequeno dispositivo que controla a pressão da panela. De acordo com Vanderlei Atti, da comissão de estudos de Utensílios Domésticos Metálicos, do Sindicato Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (SIAMFESP), o não funcionamento dessas válvulas é o principal motivo que faz com que as panelas de pressão explodam. Por isso, fique de olho: pra estarem funcionando corretamente, as válvulas têm que estar soltando fumaça e fazendo barulho.

Substituição das válvulas

Com o tempo, é comum que as panelas de pressão apresentem problemas, como o mau funcionamento das válvulas, que pode ser percebido quando a panela parar de liberar vapor pelo pino de pressão. É preciso atenção quando for solicitar algum tipo de reparo nessas válvulas, “principalmente quando elas são substituídas por acessórios não originais. Alguns lugares, que desconhecem o funcionamento do produto, substituem até por parafusos!”, alerta Atti. Por isso é importante seguir as instruções do fabricante antes de fazer um orçamento desse tipo.

Esquecer a panela no fogo

Este é o principal motivo para que a panela de pressão cause uma tragédia na sua cozinha. Ao usar uma panela desse tipo, é necessário ficar atento para que o cozimento seja feito no tempo certo e a panela não ultrapasse o tempo limite no fogo, o que poderá gerar uma explosão. Por isso, a panela emite um alerta: a válvula de pressão começa a fazer um chiado, para sinalizar o cozimento do alimento.

Ah, antes de abrir a panela, é preciso que ela esteja fria. Por isso, algumas pessoas a colocam embaixo da água para acelerar o esfriando. Mas, atenção para não deixar o pino de pressão em água corrente. A panela não vai explodir, “mas pode representar um sério risco de queimadura para quem a está manipulando”, avisa Atti.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias