Museus, pesquisadores e professores manifestam pedido de socorro: Antes que OUTRAS TRAGÉDIAS ANUNCIADAS, se repitam. #LutoMuseuNacional [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Museus, pesquisadores e professores manifestam pedido de socorro: Antes que OUTRAS TRAGÉDIAS ANUNCIADAS, se repitam. #LutoMuseuNacional UFMG




Carta aberta:

No dia em que vimos queimar o acervo do Museu Nacional naquela que já vem sendo amplamente reconhecida como uma “tragédia anunciada”, nos reportamos à Vossas Excelências, apontando os problemas dos museus universitários no Brasil e esperando ações efetivas antes que outras “tragédias anunciadas” se repitam.

Colegiados de cursos de graduação, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa e a Rede de Museus da UFMG, entre outras instâncias, divulgaram nota pública em apoio ao Museu Nacional e em defesa do patrimônio cultural universitário.

Localizada no Rio de Janeiro, a instituição teve cerca de 90% de seu acervo – o quinto maior do mundo – destruído por um incêndio na noite de domingo, 2 de setembro.

Segundo o comunicado, a tragédia decorre de processo de precarização da educação e da cultura no país. “Os museus não recebem investimentos suficientes para sua manutenção e garantia de suas funções primeiras. Do mesmo modo, os cursos que formam profissionais que atuam no campo do patrimônio são afetados pelo corte de verbas para as universidades públicas”, registram os signatários. Leia a íntegra da nota em formato pdf.

Nota museu nacional cursos, programas e entidades.pdf

Reivindicações

Em carta aberta aos ministérios da Educação e da Cultura, a Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia, o Fórum Permanente de Museus Universitários e a Rede de Museus Universitários expressaram sua “solidariedade ao Museu Nacional e à Universidade Federal do Rio de Janeiro”. 

No comunicado, as entidades cobram atendimento imediato às demandas emergenciais solicitadas pela equipe do Museu Nacional, criação de programa orçamentário permanente para garantir recursos diretos para a manutenção e apoio aos museus universitários e composição de câmara permanente de apoio institucional aos museus, composta de membros do governo e da sociedade civil. Leia a íntegra da carta.

CARTA ABERTA.MUSEU NACIONAL (4).pdf

Reitoria

No dia seguinte a tragédia, a Reitoria já tinha também citado em carta:

"As perdas são irrecuperáveis e irreversíveis", destacaram a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, que assinam o comunicado. Para os dirigentes, a tragédia força a sociedade brasileira a refletir sobre as causas da destruição. "Ela nos obriga a repensar a necessidade e a premência de políticas permanentes e assertivas de preservação de nosso patrimônio. E nos faz demandar urgentemente uma política de Estado sustentável que privilegie a educação, a ciência e a cultura"

Todos nós estamos de luto, termina.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias