Golpe link de SAQUE DO PIS no WhatsAPP: Promessa de dinheiro e comentários falsos já contaminaram milhares de smartphones [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Golpe link de SAQUE DO PIS no WhatsAPP: Promessa de dinheiro e comentários falsos já contaminaram milhares de smartphones Geral (Fonte indicada)


A Psafe divulgou uma imagem do suposto "cadastro" e comentários



Um novo golpe se propaga no WhatsApp prometendo um saque do PIS/Pasep no valor de 1.223,20 reais para quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 2005 e 2018. Em um outro golpe semelhante promete saque de trabalhadores anteriores, liberados pelo governo federal

Detectada pelo laboratório Dfndr Lab, da empresa de segurança digital PSafe, a mensagem com link falso se propaga rapidamente.

A companhia estima que ele tenha atingido mais de 116 mil pessoas em 24 horas.

O link malicioso traz um questionário para a vítima e pede que ela compartilhe a mensagem do golpe com mais 30 pessoas para liberar o saque do valor em dinheiro.

Pessoas que caíram em outros golpes no passado também podem receber notificações em smartphones com sistema Android sobre o suposto saque do PIS. De acordo com a PSafe, essa é uma das medidas que ajudou o golpe a se propagar rapidamente.

O golpe tem até mesmo um campo com comentários falsos de pessoas que teriam conseguido receber o valor do PIS/Pasep após o compartilhamento da mensagem com os amigos, uma tática para deixar tudo mais convincente.

Esse tipo de mensagem falsa costuma conter algum sinal claro: um erro de português.

Como mostra a mensagem inicial compartilhada no WhatsApp, o hacker autor do texto usa uma crase indevida ao se referir ao período entre 2005 e 2018. Vale a pena ficar atento a detalhes como esse, bem como ao endereço web reproduzido na mensagem, que não tem nenhuma relação com o site oficial da Caixa.

Internautas desatentos podem cair em golpes como esse e ter dados roubados para hackers e outros meliantes que podem acabar usando seus dados em transações comerciais e bancárias.

Algumas dicas simples contra pedido de dados

  • Se é do banco, porque estão pedindo "DE NOVO" seus dados?
  • Se você nunca deu telefone ao banco, como ele lhe enviou uma mensagem particular?
  • Porque um cadastro simples pediria um número e códigos de cartões de créditos seus, por exemplo um cadastro para uma vaga de emprego
  • O link não aponta para um endereço oficial, por exemplo, o site da caixa é caixa.gov.br ou caixa.com.br e você de repente recebe um link caixapis.com ou pisnamao.net
  • O que você está recebendo não está divulgado em site da empresa, mídia e/ou governo.

Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias