Ministério Público questionou a frase ´Deus seja louvado´ mantida nas cédulas brasileiras há 30 anos [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Ministério Público questionou a frase ´Deus seja louvado´ mantida nas cédulas brasileiras há 30 anos Geral (Fonte indicada)




Em 1986, inspirado no modelo americano, o presidente solicitou que as notas emitidas pelo Banco Central fossem impressas com a frase "DEUS SEJA LOUVADO".

O Ministério Público começou a questionar em 2011, argumentando que o estado brasileiro é laico e que, portanto, não deveria fazer menção religiosa nas cédulas.

Histórico


Deus pode ter nomes diferentes de acordo com cada religião, mas tem o mesmo conceito de ser supremo, criador do Universo.

E no Brasil, a exemplo dos Estados Unidos, o nome dele está inclusive nas cédulas de reais.

Só que a frase “Deus seja louvado” estampada no dinheiro brasileiro há mais de 30 anos, foi questionada pelo Ministério Público. Para a Justiça Federal, a frase não ofende a liberdade religiosa no país.

"Se formos tirar tudo que representa religião no país, vamos ter que mudar o nome de SÃO PAULO, por exemplo"

De acordo com informações do processo, a retirada representaria mais gastos aos cofres públicos e insegurança à sociedade.

Desta forma, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou o pedido e manteve a impressão da frase nas notas.

Assista a reportagem anexa do Via Legal sobre o assunto.

Polêmica

Os mais céticos acabam por concordar, tanto que o custo alto bem como o impacto da formação brasileira inferiram na inscrição na nota mas não ferem nenhuma regilião nem como a laicidade do estado.



Foto: Youtube.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias