Contagem ganha oficialmente mais uma Biblioteca Comunitária: A Biblioteca Cultural Capa Bode [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Contagem ganha oficialmente mais uma Biblioteca Comunitária: A Biblioteca Cultural Capa Bode Portal TV VozdoCLIENTE


Foto: Reprodução Facebook



Localizada atrás do centro de Contagem, a região próxima ao Fórum, Câmara Municipal e Praça da Jabuticaca, está localizada a ACONSAF, uma associação sem fins lucrativos que já tem, desde 2016 um conjunto de livros em uma sala especializada.

E agora é oficial. A Biblioteca será inaurada em 10 de Março.

Histórico e inauguração

A Biblioteca Cultural CapaBode é um projeto social sem fins lucrativos organizado voluntariamente por um grupo de pessoas moradores da cidade de Contagem. A Biblioteca funciona dentro da Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima – ACONSAF, situada na Rua Sinhá do Rancho, 284, próxima ao Centro de Contagem.

Sua história se inicia em dezembro de 2016, a partir da doação feita por Andreia Alves de vários livros para o Bazar de Natal da Associação. Alguns livros não foram vendidos no Bazar e ficaram na sede da Associação, a partir daí um grupo de pessoas, sob liderança dos irmãos Giselle e Frederico, tiveram a ideia de montar uma Biblioteca em uma das salas da ACONSAF, começando uma campanha de doação de livros e estantes pela região.

Vale ressaltar que Conforme conceito estabelecido pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), a “Biblioteca Comunitária é um espaço de incentivo à leitura e acesso ao livro, sendo criada e mantida pela comunidade local, sem vínculo direto com o Estado”. Desta forma, contamos com seu apoio na doação de livros, na divulgação do projeto e na participação das atividades desenvolvidas.

Entendemos que o contato com a leitura e a escrita pode proporcionar a nossa comunidade informações e conhecimentos importantes. Essa possibilidade de acesso proporciona uma reflexão mais profunda do papel do leitor como cidadão. Desta forma, com acesso à informações e conhecimentos podemos interferir em situações ou cenários que antes pareciam distantes e impossíveis de serem mudados, melhorando a situação do bairro, da cidade e do nosso país.

A Biblioteca é uma porta de acesso a outros mundos, um mundo mais justo, generoso, igualitário e feliz. O acesso por meio das palavras e das imagens contidas nos livros contribui para o empoderamento dos cidadãos. Por isso, garantir a qualidade deste acesso a materiais diversos e de qualidade ajudam a constituir um pensamento crítico aberto às diferenças.

A inauguração oficial da Biblioteca ocorrerá no dia 10 de março de 2018 às 14:00h, com apresentações artísticas, oficinas, empréstimos de livros, brincadeiras para crianças e entrega da Biblioteca para a comunidade. A entrada será a doação de um livro de literatura. Você e sua família estão convidados, participe! Pois, como diria Monteiro Lobato, “um mundo se faz de pessoas e livros”.

Quanto mais melhor

Mais uma biblioteca vem somar as várias existentes em Contagem para atendimento da população.

Contagem já tem várias Bibliotecas de iniciativa popular, por exemplo citamos a Biblioteca da Casa de Apoio, a Biblioteca Pública Municipal. a  Biblioteca do Projeto Valvi, em Nova Contagem - auxiliada pelo Portal VozdoCLIENTE  (assista esse vídeo com alguns do livros recebidos) e a Biblioteca Comunitária do Bairro Amazonas, que chegou a correr risco de fechar as portas em 2013 por falta de apoio governamental.

Essa preocupação tanto em colocar para as pessoas disponibilidade de materiais como incentivar a cultura da leitura é boa e infere, diretamente, na qualidade cultural e intelectual do município. Apoie! Visite! Incentive!

Leia mais: Nova Contagem tem Biblioteca Comunitária

Desafio da Biblioteca: Você é capaz de repetir isso? Vale R$ 50,00 

Maior acervo público do Centro-Oeste: A Biblioteca Ataliba Lago

 


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias