Abertura das inscrições do Sisu é antecipada para 23 de janeiro. Saiba quem pode, se há taxas e onde se inscrever! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Abertura das inscrições do Sisu é antecipada para 23 de janeiro. Saiba quem pode, se há taxas e onde se inscrever! Portal Brasil


Imagem: brasil.gov.br, Common Creative



A abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi antecipada para os dias de 23 a 26 de janeiro, conforme anunciou, nesta quinta-feira (18), o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Inicialmente, as datas para os estudantes que quisessem se candidatar a uma instituição pública de ensino superior eram de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

De acordo com o ministro da Educação, o motivo da antecipação seria apenas “saciar a ansiedade” dos candidatos.

O que é o Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Algumas dúvidas sobre o Sisu (site sisu.mec.gov.br) - Inscrições

2.1 - Quem pode se inscrever no Sisu 1º/2018?

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2017, tenham obtido na redação nota que não seja zero e não estejam na situação descrita no item 1.10 do Edital do Enem 2017. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

2.2 - O candidato que participou do Sisu em etapas anteriores e foi selecionado pode concorrer nesta edição?

Sim, caso tenha feito o Enem de 2017.

2.3 - O candidato matriculado em instituição de educação superior pode concorrer no processo seletivo desta edição do Sisu?

Sim, caso tenha feito o Enem de 2017. Mas o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de educação superior, conforme estabelece a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009.

2.4 - Como é feita a inscrição no Sisu?

A inscrição no Sisu deve ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem de 2017. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem.

2.5 - É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu, sem a cobrança de taxas.

2.6 - Qual o período de inscrição no Sisu?

O Sisu estará disponível para inscrição dos candidatos de 23 de janeiro de 2018 até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018. Durante esse período, o sistema estará aberto de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

2.7 - Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem de 2017.

É necessário, no entanto, que o candidato esteja atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Essa informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias