Vai viajar? O que você precisa saber sobre vacinação contra febre amarela. Países bloqueam quem foi vacinado há menos de 10 dias, certificado e outras dicas [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Vai viajar? O que você precisa saber sobre vacinação contra febre amarela. Países bloqueam quem foi vacinado há menos de 10 dias, certificado e outras dicas Portal Brasil





Segundo a Anvisa, as vacinas levam de 10 dias a seis semanas para efetivarem a imunização. Por isso, é importante ter em vista essa janela entre o dia da vacinação e a data da viagem, já que alguns países impedem a entrada dos viajantes em períodos mais curtos do que esse. A exigência internacional é pela dose padrão da vacina

2. Obter o certificado

Foto: Anvisa

Após se vacinar, cadastre-se na página da Anvisa. Depois, vá ao centro de emissão para assinar o documento. No dia, leve o cartão de vacinação e um documento de identidade. Todo o processo é gratuito.

Desde julho do ano passado, o documento só é concedido a quem comprovar que vai desembarcar para algum país que exige a certificação.

3. Conferir lista da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém uma lista dos destinos que exigem a documentação. Entre os países que pedem a certificação estão: Austrália, Bolívia, China, Colômbia, Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba.

4. Contraindicação

Foto: Agência Brasil

Crianças entre nove meses e dois anos, gestantes, pacientes portadores de HIV/Aids e pessoas que passam por quimioterapia não podem tomar a vacina. Se você está entre esses casos, deve apresentar um Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Anvisa, OMS e Ministério da Saúde

Nota do VozdoCLIENTE

Dada a rápida expansão da doença se você for deslocar para outras cidades dentro do Brasil, principalmente aquelas em que haja notificações, vacine pelo menos 10 dias antes da viagem.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias