Cinco coisas que você deve saber antes de contratar um plano de saúde. Por exemplo, sabia que existe uma lista mínima de requisitos? [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Cinco coisas que você deve saber antes de contratar um plano de saúde. Por exemplo, sabia que existe uma lista mínima de requisitos? Portal TV VozdoCLIENTE


Imagem: brasil.gov.br, Common Creative



O cidadão que contrata um plano de saúde busca atendimento rápido, eficiente e seguro. A escolha pelas prestadoras de serviço deve ser acompanhada de alguns cuidados, para evitar surpresas desagradáveis no momento em que o paciente mais necessita.

A empresa está com tudo em ordem?

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que o brasileiro verifique se a operadora possui registro na ANS e se está sob direção fiscal ou técnica, “indicação de que há problemas administrativos ou financeiros”.

Confira a cobertura

A lista de consultas, exames e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer é definida pela ANS respeitando o tipo de serviço buscado: ambulatorial, hospitalar, referência ou odontológico. Clicando aqui é possível checar se determinado procedimento faz parte da cobertura mínima exigida.

E se precisar de hospital?

A agência alerta que nem todos os planos dão direito à internação hospitalar. Os planos que oferecem o serviço são os de tipo hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia ou plano referência. É importante verificar o tipo de plano no contrato.

Rede credenciada

A operadora de plano de saúde só poderá descredenciar um hospital em caráter excepcional e é obrigatório substituí-lo por outro equivalente. Essa mudança deve ser comunicada ao consumidor e à ANS com 30 dias de antecedência, exceto nos casos de fraude ou infração sanitária ou fiscal por parte do hospital retirado do convênio.

Planos coletivos

Para o Idec, não é recomendada a contratação de planos de saúde coletivos que sejam intermediados por associações ou sindicatos com os quais não há relação de confiança. O motivo: a dificuldade para negociação ágil sobre conflitos relacionados por exemplo a reajustes ou cancelamentos.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da ANS e do Idec



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias