Como se forma a chuva de GRANIZO? O que é granizo ? Sabia que já foi registrado um com 750 gramas? [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Como se forma a chuva de GRANIZO? O que é granizo ? Sabia que já foi registrado um com 750 gramas? Geral (Fonte indicada)


Chuva de Granizo que atingiu Região Metropolitana de Belo Horizonte fez enormes estragos na cidade de Caeté desabrigando mais de 2 mil pessoas


Já vi gente trocar os termos e dizer: Chuva de GRANITO !

Nãããooo... Se chover granito estamos ainda mais perdidos. O correto é chuva de granizo.

Granito é pedra. A palavra vem do latim que significa GRÃO por causa da forma como ela é formada: sua aparência é de milhões de grãos "colados".

O granito (do latim granum grão, em referência à textura da rocha) é um tipo comum de rocha ígnea ou rocha magmática, intrusiva ou plutónica de grão fino não metamórfico, médio ou grosseiro, composta essencialmente pelos minerais: quartzo, mica e feldspato, tendo como minerais acessórios mica (normalmente presente), hornblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.  (Wikipedia)

Granizo

Já o Granizo é assim definido pelo site Mundo Educação:

O granizo é um conjunto de partículas que ao entrar em contato com o ar frio modifica seu estado passando do estado líquido para o sólido, formando pedras de gelo. É caracterizado pelo formato de esfera, pelo diâmetro que se inicia com 5mm e aumenta gradativamente, pode apresentar transparência ou cor translúcida e temperatura igual ou menor que 8ºC.

Como se forma o granizo?

A melhor e mais interessante resposta que encontramos vem do site Nova Escola, por Renata Costa:

As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.

A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. "E ela só aparece nas regiões mais quentes", explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.

A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo

gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas. "Por isso, em algumas épocas do ano é até possível ter chuva de granizo na Escandinávia, mas é raro. Já nos polos, realmente, nunca foi registrada", diz o professor.

A pedra de gelo tem, em média, 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, mas isso pode variar. Nos Estados Unidos, na década de 1970, foi registrado um granizo com 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas.

Por isso, não é bom facilitar, choveu granizo, procure abrigo.



Parecia que tinha nevado na cidade após chuva de granizo. Foto: Folhadaregiao.com.br



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias