Alerta litoral do Brasil: Terremoto 6.3, equivalente a 2 bombas atômicas ocorreu nas ilhas Ascenção, no MEIO DO ATLÂNTICO SUL. [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Alerta litoral do Brasil: Terremoto 6.3, equivalente a 2 bombas atômicas ocorreu nas ilhas Ascenção, no MEIO DO ATLÂNTICO SUL. Portal TV VozdoCLIENTE


Imagem da USGS mostra a ocorrência no meio do Atlântico



O Brasil está livre de terremotos?

Não!

Embora todo o país esteja situado sobre uma "zona segura", isto é, no meio de uma placa tectônica e não nas pontas, a história já provou que terremotos podem atingir o país por outras razões e podem ser mortais.

Mas há um temor maior, com uma extensa costa voltada para o oceano Atlântico, a falha do Atlântico pode causar uma tragédia sem proporções em todo litoral brasileiro.

Ilhas Ascensão

A ilha de Ascensão é uma pequena ilha britânica no oceano Atlântico Sul, constituinte do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha e possui um território total de 88km2

No último dia 10 de Novembro, um terremoto de 6.3 graus, o equivalente a explosão de duas bombas atômicas ocorreu na ilha, bem no meio do oceano em frente a costa brasileira.

Nesta ocasião, o terremoto foi detecado a 10km de profundidade. Não observamos nenhum alerta nem para o Brasil nem para a África o que indica que não houve deslocamento de massas de água.

Início de movimento ?

Dado a tanto tempo sem eventos sísmicos de grandes proporções entre as placas que circundam o Brasil esse pode ser um indício de movimentação das placas do Atlântico?

Terremotos são imprevisíveis, o certo é que toda a costa brasileira está se não totalmente, fortemente despreparada para quaisquer eventos oriundos do Atlântico. Uma simples ressaca já é causa jornalística de destruição de pistas, costas, avenidas...

Para quem mora e visita áreas costeiras... é melhor se prevenir estudando um pouco sobre terremotos e tsunamis. O mundo não é mais o mesmo!


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias