BOLSONARO faz alerta sobre novo roubo do governo Temer - Aumento ENERGIA (Verdade ou Mentira?) [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

BOLSONARO faz alerta sobre novo roubo do governo Temer - Aumento ENERGIA (Verdade ou Mentira?) Geral (Fonte indicada)





De acordo com o site VERDADEABSOLUTA:

De acordo com o texto que circula online, via compartilhamento de uma publicação do blog Top Five Tv, o Banco Central  teria anunciado um reajuste de 37% para a energia elétrica e 26% para a gasolina.

O boato segue dizendo que a Globo teria recebido 5 Milhões para não noticiar o suposto aumento que ocorreria a partir da próxima semana. O aumento, ainda de acordo com o site boateiro, seria para que o governo Temer possa arrecadar dinheiro e comprar votos de deputados no “SIM” para a reforma da Previdência.

Ao final, o texto pede para que as pessoas compartilhem a notícia, que possui o link do blog embusteiro, para 7 amigos e 3 grupos, de forma a mobilizar toda a população quanto a “mais esse roubo do governo Temer”.

Leia o texto do Boato na íntegra:

  • – “assem urgente
    O BANCO CENTRAL acabou de anunciar: a conta de energia elétrica terá mais um reajuste, *dessa vez de 37%, e a gasolina de 14%.* Vejam que absurdo! O reajuste será aplicado a partir da próxima semana. *A imprensa foi comprada para não noticiar o novo reajuste abusivo.* Próxima sexta haverá uma paralisação geral! CHEGA DE TANTO ROUBO!!! Se você repassar para mais 7 pessoas ou em 3 grupos , conseguiremos mobilizar esse pais e esse canalhas, safado do temer vai cancelar esse reajuste absurdo.
    Vamos Mobiliza o Brasil!
    Até quando seremos roubados
    Fonte: https://goo.gl/DTVHwQ (sic)

Será verdade que Bolsonaro alertou sobre o roubo no aumento da gasolina e da tarifa de energia?

Verificação dos fatos – Como todos sabem, Bolsonaro, assim como seus filhos, são bastante atuantes nas redes sociais e fazem denúncias o tempo todo, ainda mais agora que estão visando a campanha presidencial. Logo, seria de se esperar que o boato sobre ele ter denunciado uma articulação do governo lesiva ao povo brasileiro estaria nas redes sociais dos Bolsonaros. Mas não está. Nem no perfil do Jair Bolsonaro e nem no perfil de seu filho, Eduardo Bolsonaro.

Para não dizer que deixamos passar um alerta de Bolsonaro, no dia 20 de Julho, há 2 meses atrás, ele de fato postou em seu Twitter uma reclamação sobre a intenção do Governo Temer em elevar o importo da gasolina, mas não se tratou exatamente de um alerta e sim de uma reclamação e já tem tempo.

Não se tratou de uma “denúncia” e sim, de uma indignação, já que o aumento do tributo, que foi proibido pela justiça (G1), foi amplamente anunciado por diversas mídias, inclusive o jornal o Globo, como mostrou o print acima.

Um item falso e improcedente do boato atual, que fala de aumento das tarifas de energia em 37% e da energia em 26%, é a informação que o “Banco Central anunciou tais aumentos” e logo depois informa, o boato, que o BC teria pago R$ 5 milhões a Globo para que o aumento não fosse anunciado.

Ora, anunciou e depois pagou a Globo para ela não informar? E porque somente a Globo e não a toda a mídia? Qual o nexo disso?

Ademais, não cabe ao Banco Central anunciar esses aumentos e nem ser porta-voz do governo nesses casos. Quem anuncia aumento nas tarifas da energia elétrica é a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, e quem anuncia aumento, queda de preço ou tributação dos combustíveis é a Petrobrás.

Nenhuma das agências reguladoras de Energia e combustíveis estão anunciando um aumento tão grande de tarifação. O aumento da gasolina que ocorreu no dia 12 de Setembro, por exemplo, teve reajuste de 1,91% e para a gasolina e 0,1% no diesel.

Lembramos também, que os reajustes dos combustíveis são flutuantes, podendo subir ou abaixar de acordo com o mercado interno e internacional. Mas são sempre variações mínimas e nunca uma pancada tão grande como 26% de uma vez só.

Concluindo, o boato dizendo que Bolsonaro fez um alerta urgente para uma armação do governo no aumento abusivo das tarifas de energia e gasolina é totalmente falso. Além de não haver alerta algum nas redes sociais dos Bolsonaros, não é atribuição do Banco Central o anuncio do aumento dessas tarifas e nem tampouco faz sentido o Governo “Anunciar” um aumento e depois comprar somente a Globo para anuncia-lo. Sem contar que os valores apresentados como os dos supostos aumentos são completamente fora da realidade.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias