Adolescentes aprendem a fumar e vira hábito. Fumar mata mais de 6 milhões de pessoas por ano, diz Pesquisa [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Adolescentes aprendem a fumar e vira hábito. Fumar mata mais de 6 milhões de pessoas por ano, diz Pesquisa Portal Brasil





Levantamento da Organização Mundial da Saúde aponta que, em 2020, o número de mortes causadas pelo hábito de fumar será de 7,5 milhões.

De acordo com a organização, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.

Em 2011, o fumo foi responsável por cerca de 6 milhões de mortes por ano.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013 revelou que 21,9 milhões (15%) de brasileiros maiores de 18 anos eram usuários de produtos derivados do tabaco. Além disso, o uso de produtos de tabaco fumado era mais frequente do que o de produtos não fumados, como o rapé, sendo mais relevante o cigarro industrializado.

E é na adolescência que, na maioria dos casos, o hábito é estabelecido, de acordo com o IBGE.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2015, revelou que 18,4% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental já haviam experimentado algum tipo de cigarro.

Na mesma publicação, 26,2% dos estudantes tinham, pelo menos, um dos pais fumantes.

Pesquisa Especial de Tabagismo

Desde 2008, o IBGE está engajado na luta contra o fumo no Brasil, com o início da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), que aperfeiçoou o questionário do Center for Disease Control and Prevention, continuado na PNS 2013.

 Fonte: Portal Brasil, com informações do IBGE



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias