Amazonas e municípios do Paraná e Piauí terão novas eleições neste domingo: Governador e prefeitos cassados! [Portal VozdoCLIENTE]

Amazonas e municípios do Paraná e Piauí terão novas eleições neste domingo: Governador e prefeitos cassados! Portal AGÊNCIA BRASIL/EBC





Da EBC:

Prefeitos: Paraná e Piauí

As eleições suplementares vão ocorrer nos municípios de Primeiro de Maio e Nova Fátima, no Paraná, e em Miguel Leão, no Piauí. 

Os eleitores vão escolher novos prefeitos e vices porque os eleitos no ano passado foram afastados dos cargos pela Justiça. 

Eleição de novo governador em Manaus

Os mais de 2 milhões e 300 mil eleitores amazonenses voltam às urnas neste domingo para escolher um novo governador. No dia 4 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a cassação do mandato do governador do Amazonas, José Melo (Pros) e do vice Henrique Oliveira (Solidariedade), por compra de votos nas eleições de 2014.

Além disso, os ministros determinaram a realização de novas eleições diretas no estado. Nove candidatos concorrem ao cargo.

Amazonino Mendes do PDT nasceu no Amazonas e é formado em Direito. Iniciou a vida política em 1983 quando foi eleito prefeito de Manaus. Foi mais duas vezes, em 1993 e 2009. Por três vezes, também foi governador do Amazonas. Em 1991 e em 1992 foi senador. O vice de Amazonino é o deputado estadual Bosco Saraiva, do PSDB.

O senador Eduardo Braga do PMDB nasceu em Belém, no Pará, e é engenheiro. Foi eleito vereador em 1983. Já foi deputado estadual e federal, governador do Amazonas em dois mandatos e vice-prefeito de Manaus. É senador desde 2011. O vice de Braga é Marcelo Ramos, do PR.

O cabeleireiro Jardel Deltrudes é candidato pelo PPL. Ele nasceu no Amazonas e foi o último candidato a se registrar no Tribunal Regional Eleitoral. Foi candidato a vereador em 2012, mas não foi eleito. A advogada Fabiana Campos Silva Wilkens, também do PPL, é a vice.

O deputado estadual José Ricardo do PT nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora em Manaus desde os sete anos de idade. É formado em Economia e em Direito. Ele concorreu a uma eleição pela primeira vez em 1996, para vereador, ficando como quarto suplente. Conseguiu ser eleito vereador em 2004 e pela segunda vez em 2008. Em 2010 venceu a eleição para deputado estadual. O vice é o deputado estadual Sinésio Campos, também do PT.

A jornalista Liliane Araújo, natural de Natal, no Rio Grande do Norte é candidata pelo PPS. Já foi candidata a vereadora de Manaus, pelo PR, e a deputada estadual, mas não foi eleita. No mês passado, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas por problemas na filiação partidária. Ela recorreu da decisão. Apesar disso, seu número e nome vão aparecer nas urnas, mas os votos só serão contabilizados até decisão final do Tribunal Superior Eleitoral. O vice é o cabo Lobo, da Polícia Militar.

O deputado estadual Luiz Castro, da Rede, nasceu em São Paulo e mora no Amazonas desde 1977. Ele é advogado e já foi presidente da Associação Amazonense de Municípios. Entre 2003 e 2004 foi Secretário Estadual de Produção, Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado. Castro está em seu quinto mandato como deputado estadual. O delegado João Victor Tayah, do Psol, é o vice.

Marcelo Serafim é o candidato do PSB. Ele nasceu em Manaus e é formado em Farmácia e Bioquímica. Já foi presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas. Em 2006, foi eleito Deputado Federal do Amazonas e vereador em 2012. O vice é Sirlan Cohen, do PMN.

Rebecca Garcia é a candidata do PP. Nasceu em Manaus, no Amazonas, e é economista. Eleita deputada federal em  2006 foi reeleita em 2010. Também já foi superintendente da Suframa, a Superintendência da Zona Franca de Manaus. Em 2014, foi candidata a vice-governadora na chapa de Eduardo Braga, do PMDB, que perdeu para o ex-governador cassado José Melo. O vice de Rebecca é o vereador Felipe Souza, Podemos, antigo PTN. Ele substituiu o deputado estadual Abdala Fraxe, que teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE, com base na Lei da Ficha Limpa.

O vereador Wilker Barreto é candidato pelo PHS. É amazonense, formado em Economia e mestre em Sustentabilidade e Meio Ambiente. Ele é presidente da Câmara municipal de Manaus pela segunda vez e está em seu terceiro mandato como vereador. A vereadora professora Jacqueline, também do PHS, é a vice.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [7877 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções