A INCRÍVEL (e quase desconhecida) história de SANTOS DUMONT! Dos sucessos, fracassos, outras invenções até o 14BIS e o Demosele [Portal VozdoCLIENTE]

A INCRÍVEL (e quase desconhecida) história de SANTOS DUMONT! Dos sucessos, fracassos, outras invenções até o 14BIS e o Demosele Geral (Fonte indicada)




Do site/canal :

Cada vez que descubro algo de Santos Dumont - como quando descobri que já teve ferrovia: https://www.youtube.com/watch?v=R4FxzC6PREw - é sempre surpreendente. E estava eu andando na capital federal quando ao entrar no Shopping Nacional dei de cara com um DEMOSELE 20.

Um dos marcos de STD.

É claro que resolvi escrafunchar mais do que havia nesta exposição e fui descobrindo sua obras, algumas bem curiosas, bem como seus outros sucessos fracassos.

Sobre Santos Dumont

A história de vida, as obras e os valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira são fontes de inspiração não só no nosso país, mas em várias regiões do planeta. Suas inovações e contribuições para a aviação são celebradas até hoje.

O homem que deu asas à humanidade nasceu no dia 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu – local que, em 1890, passou a pertencer ao município de Palmyra (MG), um dos bens tombados sob tutela da Força Aérea Brasileira (FAB). Filho de Francisca Santos Dumont, de tradicional família portuguesa vinda para o Brasil com D. João VI, em 1808, e de Henrique Dumont, engenheiro civil de obras públicas e, mais tarde, cafeicultor em Ribeirão Preto (SP). Henrique Dumont, de ascendência francesa, teve papel fundamental na trajetória do filho Alberto, pois, percebendo nele o fascínio pelas máquinas – que existiam em grande quantidade na fazenda Arindiúva –, direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade, não fazendo questão que ele se formasse em engenharia, como foi o caso dos outros filhos.

O sonho de voar de Alberto surgiu aos 15 anos quando ele teve uma visão: um balão livre nos céus de São Paulo. No caso, balões livres são aqueles que fazem sua ascensão sem possuir nenhum tipo de dirigibilidade, ficando ao sabor das correntes aéreas.

Aos 18 anos, emancipado pelo pai, Alberto foi para Paris completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar. Ao chegar à capital francesa, o jovem se admira com os motores de combustão interna a petróleo que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis e compra um para si, investigando todo o seu funcionamento.

Logo estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis na Cidade-Luz.

Em 31 de julho de 1932, a cidade de Palmyra, em Minas Gerais, passou a denominar-se Santos Dumont, em homenagem ao Pai da Aviação.

Este e outros detalhes estão na página em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, publicado pela FAB - Força Aérea Brasileira e acessível em: https://www.fab.mil.br/santosdumont150anos/

Algumas perguntas e respostas sobre Santos Dumont:

1) Quais são as 7 invenções de Santos Dumont?

Algumas outras coisas que Santos Dumont inventou - Do balão a gás de pequeno porte ao avião, - Dirigível com motor a gasolina, - Relógio de pulso, - Chuveiro de água quente - Um equipamento chamado de Marciano (aparece no vídeo) que auxiliava alpinistas a subir montanhas; - Foi de Santos Dumont a ideia de construir o primeiro hangar do mundo em Paris, para guardar seus dirigíveis

2) Quem é o verdadeiro inventor do avião?

A tentativa de voar remonta na verdade a séculos. Mas planadores começaram a ser testados em torno da década de 1840. Protótipos de aeronaves que decolassem remontam a 1843... mas elas não obtiveram sucesso. Na década de 1890 os Irmãos Wright fizeram vários voos com planadores e, começaram a voar de fato no se entende por avião em 1903. Mas há controvérsias na história porque eles mesmo não deixavam a imprensa documentar... quando o fizeram, uma falha do motor afastou deles a atenção da mídia da época. Ao contrário, aparentemente Santos Dumont sempre queria que suas descobertas fossem vistas, divulgadas e estudadas. E seu modelo tinha diferencial não precisava de catapultas ou trilhos para decolar!

3) Qual foi a causa da morte de Santos Dumont?

Alberto Santos Dumont morreu em 23 de julho de 1932, no banheiro do Grand Hôtel de La Plage, na cidade balneária de Guarujá (SP), um ano depois de voltar da França. A família já pressionava para que ele voltasse, por temer o agravamento de sua saúde – Alberto sofria de depressão profunda. Enforcou-se, aos 59 anos.

4) Por Que Santos Dumont inventou o avião?

Santos Dumont queria resolver um problema secular: a locomoção terrestre e marítimas é demorada, cara e em certas questões inaplicáveis.

5) Onde Santos Dumont foi sepultado?

Alberto Santos Dumont (1873-1932) está sepultado, no Cemitério do São João Batista na cidade do Rio de Janeiro! Um belíssimo monumento em sua homenagem compõe a paisagem desse museu a céu aberto

6) Qual foi a maior decepção de Santos Dumont?

No dia 8 de dezembro de 1914, ao ver seu invento ser usado para bombardear a cidade de Colônia, se decepciona. No Brasil, sua tristeza aumentou quando o aeroplano foi usado durante a revolução de 1932, em São Paulo.

Ei. Saiba como ajudar a manter a Biblioteca do Projeto Valvi e ainda ter acesso a benefícios! Seja membro deste canal: https://www.youtube.com/channel/UC9AEdweNKbrkDklPy_18APQ/join



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [81 - desktop]






Vídeos do Portal

Promoções