Do medo de ler e outras esquisitices [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Do medo de ler e outras esquisitices Portal TV VozdoCLIENTE


Abóbora rebelde



@lecypereira

Conheço pessoas que afirmam não ler determinados livros por medo de passarem a defender os pontos de vista ali descritos.

Então, eu me pergunto: como assim? Seriam as nossas convicções tão severamente voláteis ao ponto de ficarmos a mercê do primeiro livro que aparecer na reta ou na curva ou somos tão esvasiados de convicções que algumas frases estruturadas podem nos fazer de gato e sapato?

Quer dizer que seu eu ler Harry Potter serei uma arma de satanás na face da Terra como muitos denominam os leitores de J.K.Rowlling? Se eu ler "Mein Kampf" de Adolf Hitler sairei por aí proliferando gifs com a suástica, andarei enfiado num uniforme militar alemão e odiarei negros, homossexuais e qualquer coisa que não tiver olhos azuis e cabelos lambidos? Hmmm. Muito tenso isso. Se bem que uma das poucas palavras em alemão que sei é "Fuhrer" e isso é bastante assustador.

Até que ponto somos assim tão influenciáveis por argumentos sejam eles quais forem? Por que, cargas d'água, esse tipo de preocupação paira como um ícone maldito da Idade Média no Século XXI? Às vezes pessoas me falam: "você ficou mesmo entusiasmado com aquele livro, hein?" Bingo! A palavra certa é "entusiasmado". Quando você lê algo que lhe apresenta um olhar diferente do meio ao qual você está inserido seja pela inventividade ou pelo brilhantismo é natural que falemos disso com certo entusiasmo. Não significa que somos fiéis cegos ou fãs incondicionais do autor. Presume-se que o fator raciocínio nos preserve do efeito Jim Jones (ver Wikipedia). Não ler os textos de algum filósofo, romancista ou cronista revela mais sinais de nossa antipatia ou birra pela postura política daquele autor que medo de ser zumbizado por ele (com todo respeito a Zumbi dos Palmares). Confesso que já li quilos de livros escritos por  comunistas e capitalistas, teólogos e demonistas (do grego "daimon") e de todos os lados encontrei chatura, doçura e genialidade em proporções irregulares.

Também pode acontecer de não estarmos preparados para o livro A ou B dada a carga psicológica ali aplicada ou o nível de erudição apresentado por quem escreveu. Nada que o tempo não consiga resolver. E aí, você já sabe, muitos livros magníficos acabam virando lixo mesmo. Muitas obras raras foram encontradas em lixões. Pena que nem toda lixeira está em Sitemas Operacionais. Não me esqueço das pessoas que afirmam ler apenas algum livro que vai ensina-las a ganhar dinheiro ou serem promovidas no emprego. Sem mencionar aquelas que odeiam Filosofia, a exemplo de algumas formas de governo.

Então, de qual livro você tem medo? Eu, por exemplo, nunca li nada de Stephen King. Vai que eu passe a ter pesadelos com "Carrie, a estranha"...


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias