Governo atualiza casos de febre amarela em Minas Gerais [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Governo atualiza casos de febre amarela em Minas Gerais Portal Brasil


Duas doses da vacina constam no Calendário Nacional, uma aos nove meses de idade e outra aos quatro anos



O Ministério da Saúde informou, em nota, que continua apoiando Minas Gerais e municípios na investigação de casos suspeitos de febre amarela silvestre.

Duas equipes da pasta estão atuando presencialmente nas localidades com relato de casos e estabelecendo medidas de controle. Na quinta-feira (12), a Secretaria Estadual de Saúde do estado atualizou os dados da doença.

Até o momento, existem 20 casos prováveis, sendo 10 óbitos prováveis. No total, são 110 casos suspeitos notificados e 30 mortes suspeitas da doença em 21 municípios, que já fazem parte da área de recomendação para vacinação, assim como o resto do estado.

O vírus se mantém naturalmente em um ciclo silvestre de transmissão, que envolve primatas não humanos (hospedeiros animais) e mosquitos silvestres. O Ministério da Saúde realiza a vigilância de epizootias desde 1999 com objetivo de verificar e antecipar a ocorrência da doença.

Assim é possível fazer a intervenção oportuna para evitar casos humanos, por meio da vacinação das pessoas e também evitar a urbanização da doença por meio do controle de vetores nas cidades.

O macaco, principal hospedeiro e vítima da doença, funciona como sentinela, indicando que o vírus está circulando em determinada região.

Vacinação

A imunização continua sendo a indicação principal. A vacinação imediata deve ser administrada, preferencialmente, em pessoas que vivem em áreas rurais dos municípios com casos suspeitos e a pessoas que nunca se imunizaram contra a doença.

O Ministério da Saúde destaca que todos os estados estão abastecidos com a vacina e o País tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas.

Nesta semana, a pasta enviou 735 mil vacinas a Minas Gerais, o que totaliza mais de 1 milhão de doses ao estoque estadual.

A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o governo mantém o esquema de duas doses da vacina no Calendário Nacional, sendo uma aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos.

Para intensificar as ações de vacinação, o governo do estado, em conjunto com os municípios, está fazendo busca ativa nas localidades onde foram registrados casos suspeitos da doença na zona rural dos municípios

Postos de saúde móveis serão montados nas regiões onde estão ocorrendo os casos suspeitos, além da ampliação do horário de funcionamento das unidades.

Infográfico febre amarela



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias