Tráfego na MGC238 que liga Maravilhas a Cachoeira da Prata é liberada após conclusão de ponte sobre o Paraopeba [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Tráfego na MGC238 que liga Maravilhas a Cachoeira da Prata é liberada após conclusão de ponte sobre o Paraopeba Geral (Fonte indicada)


Com a ligação das vias, Sete Lagoas passa ter uma opção de rota para a BR262.



Do DER:

Concluída no final da tarde desta quinta-feira (03) as obras da ponte sobre o Rio Paraopeba, na altura do quilômetro 87 da MG-238, que liga maravilhas a Cachoeira da Prata, próximo a Sete Lagoas. Com o término da construção o tráfego foi restabelecido na região. A nova construção deu lugar a uma antiga ponte datada de 1928 que ruiu em setembro do ano passado, interditando totalmente a passagem de veículos pela via.

A ordem de início dos trabalhos de construção foi em dia 05 de outubro de 2013 e foram investidos cerca de 22 milhões de reais nas obras.

A Nova estrutura tem 150 metros de comprimentos por 11 de largura e vai favorecer, sobretudo, o transporte de ardósia e areia, materiais explorados em larga escala na região.


Interdição

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) interditou totalmente o trânsito na ponte no dia 05 de setembro do ano passado, depois que técnicos do Governo de Minas identificaram o risco iminente de desabamento de toda a estrutura. Engenheiros do DER identificaram problemas estruturais na ponte e constatou que a situação estava crítica e a interdição total foi necessária. Na ocasião, em caráter de urgência, o governador Antônio Anastasia autorizou a construção de uma nova ponte.

Com a interdição da ponte os usuários passaram a fazer o desvio por São José da Varginha (MG-060), sentido Esmeraldas até o acesso para Fortuna de Minas (12 km de estrada de terra). Daí até Fortuna de Minas, mais 22 km de estrada de terra. Total 34 km.
Outra opção era passar por São José da Varginha (MG-060), sentido Esmeraldas (33 km de estrada de terra). Esmeraldas - Entr. BR-040 (24 km de asfalto), totalizando 57 quilômetros.

Histórico

A ponte demolida, sobre o Rio Paraopeba foi projetada em 1923 e inaugurada no ano de 1928. Naquela época, não existiam praticamente veículos de carga, os mesmos eram constituídos em sua maioria por pequenos caminhões com carroceria de madeira. Este fato por si mostra a necessidade de sua substituição por uma nova obra.

Em visitas ao local verificou-se a necessidade de interdição da ponte em 05/09/2013, devido a velocidade com que as deformações estavam aumentando, indicando situação que tenderia rapidamente para a instabilidade global da estrutura, o que culminou em 17/09/2013 no deslocamento do pilar e desmoronamento de parte do tabuleiro.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias