Com PEC 241, Risco Brasil cai 26,47% em cinco meses [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Com PEC 241, Risco Brasil cai 26,47% em cinco meses Portal Brasil


Moeda brasileira também se fortaleceu frente o dólar no período



Indicadores começam a mostrar uma virada na economia brasileira. Depois de medidas para reorganizar as contas públicas, impulsionar os investimentos e criar as condições necessárias para o País crescer, termômetros que mostram como anda a saúde do Brasil sugerem que o País assumiu uma rota de recuperação.

Um dos indicadores mais importantes, que mostra o nível de credibilidade de um país, melhorou expressivamente. Apenas entre a data em que o governo anunciou a proposta que cria um teto para os gastos públicos (24 de maio) e 20 de outubro, o Risco Brasil, medido pelo Credit Default Swap (CDS), caiu 26,47%.

O CDS é um acordo entre duas partes: de um lado, uma instituição financeira compra proteção para a sua carteira de crédito; do outro, uma seguradora ou outra instituição vende essa proteção.

Se uma instituição financeira tem um CDS, ela tem uma espécie de seguro. Supondo que alguém comprou um CDS dos Estados Unidos, por exemplo, isso significa que ele tem um seguro para o caso de os Estados Unidos não honrarem sua dívida com essa pessoa ou instituição financeira.

PEC 241

Outros termômetros também mostram como o Brasil se fortaleceu desde o anúncio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241. Entre 24 de maio  e 21 de outubro, a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) subiu 29,92%.

A valorização do real frente ao dólar também mostra esse movimento de recuperação. A moeda brasileira, em cinco meses, fortaleceu-se 12,32%, a cotação do dólar passou de R$ 3,57, no fim de maio, para R$ 3,13, em 20 de outubro.

Efeitos da PEC 241

Além de impactos positivos para toda a economia, a PEC quer evitar o endividamento descontrolado, o que poderia levar o País a uma crise ainda mais severa do que a dos últimos anos. A medida, se aprovada, valerá por 20 anos, mas, na proposta original do governo, em dez anos poderá ser revisada.

A aprovação da PEC depende de dois turnos na Câmara dos Deputados e dois no Senado, por três quintos dos deputados (308 votos) e dos senadores (49 votos). Agora, a chamada PEC dos gastos públicos ainda precisa ser votada em segundo turno na Câmara e depois segue para avaliação dos senadores.

Outros indicadores, que podem ser comparados a termômetros para a economia brasileira, também evoluíram de maneira favorável no período



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias