Farol baixo começa a ser fiscalizado esta semana. Fique atento! Portal VozdoCLIENTE


A partir do dia 8/Julho as polícias rodoviárias e órgãos de trânsito de todo o país autorizados poderão começar a multar veículos que trafegarem em rodovias com farol baixo.



A partir do dia 8/Julho as polícias rodoviárias e órgãos de trânsito de todo o país autorizados poderão começar a multar veículos que trafegarem em rodovias com farol baixo.

A lei foi promulgada mês passado e entra em vigor em após 7/Julho/2016.

Multa e pontos

O motorista que for pego dirigindo pelas rodovias sem o farol aceso poderá arcar com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira. Lembrando que já está previsto aumento da multa (R$130) em Novembro/2016.

Fácil de fiscalizar

Nunca foi promulgado um item na lei tão fácil de fiscalizar. De dentro da guarita ou observando por uma câmera é possível multar os motoristas pois basta observar o farol.

Aplicabilidade

De acordo com o relator do projeto, o senador José Medeiros (PSD-MT), que foi policial rodoviário durante 20 anos, o objetivo é aumentar a segurança nas estradas. Para ele, o uso obrigatório do farol deverá contribuir para a redução de acidentes frontais nas rodovias e salvar inúmeras vidas.

“O trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo. São quase cinquenta mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter custos, pode resultar em menos acidentes”, afirmou.

Estudos sobre a luz diurna (Dados do AutoESPORTE):

Na realidade, alguns países de fora já fabricam os carros com o chamado “Daytime Running Light”, ou seja, um dispositivo de iluminação diurna que liga automaticamente com o carro. Na Europa, por exemplo, a regulação prevê a obrigatoriedade do DRL desde 2011. Como muitas colisões de trânsito são resultado da falha do motorista em perceber outro veículo, o dispositivo foi instalado em todos os carros da GM nos Estados Unidos desde 1995. Em estudo feito pela multinacional, concluiu-se que os clientes evitaram mais de 25 mil colisões de veículos após a inclusão do DRL.

No Brasil, você já encontra alguns carros fabricados com o DRL, como é o caso do Peugeot 208, o Citroën C3, o Volkswagen Jetta e o Fiat 500.

Outro benefício comprovado do uso do farol baixo é facilitar que o motorista aviste ao menos 3 km de distância a sua frente. Dados da NHTSA, uma associação norte-americana de segurança viária, mostram, por exemplo, que a medida reduziu em 5% a colisão entre carros e em 12% entre pedestres e ciclistas.

Ações como esta também foram resultado de análises do Euro NCAP e outras organizações, que comprovaram uma redução significativa no número de colisões. Como complementa o Secretário Geral da Latin NCAP Alejandro Furas, o Uruguai também é um dos países que conta com esse tipo de lei e usa o dispositivo automático das luzes dianteiras. Furas explica que há poucas opiniões contrárias, vindas de outros países da região que não quiseram colocar as luzes diurnas com a desculpa do maior consumo de combustível. “Esse aumento é mínimo, e as próprias normas da ONU indicam que as luzes diurnas ou o consumo de LED é significativamente menor”.

Para a organização, o objetivo é realmente dar mais visibilidade em todas as situações, tanto nas ruas quanto nas estradas, de dia e à noite. “Um veículo com luzes acesas durante o dia torna-se mais rápido e fácil de ser notado por outros condutores, ciclistas, motociclistas ou pedestres. Ainda ajuda na segurança pois dá uma noção melhor de distância ao veículo”, diz Furas.

De toda forma, ainda faltam estudos no Brasil que comprovem a eficácia da proposta.


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