Por uma nova região Vargem das Flores [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Por uma nova região Vargem das Flores Portal TV VozdoCLIENTE


Panorâmica de Nova Contagem



A três meses das eleições municipais, uma coisa está muito clara para os eleitores de Nova Contagem: a maioria deseja renovação na Câmara Municipal e na Prefeitura também.

Ocorre que essa renovação implica em eleger dois ou mais representantes da Região Vargem das Flores. Os eleitores estão fartos de candidatos paraquedistas, aqueles que só aparecem na época das eleições oferecendo dinheiro, alimentos, roupas, aparelhos celulares e outros brindes em troca de voto.

Sem sombra de dúvida, essa será uma eleição que entrará para a história. O fator Internet trouxe a Política para os PC’s e telefones celulares dos jovens e adultos de Nova Contagem, graças (infelizmente) aos eternos escândalos de corrupção envolvendo  grandes partidos, golpes brancos, subornos, delações premiadas e todo tipo de sacanagem política que um brasileiro pode imaginar.

Toda essa parafernalha de Impeachment no plano federal tem refletido no plano municipal e os eleitores estão fiscalizando a gestão da cidade de uma forma que surpreende até os Vereadores.

Em Nova Contagem estima-se em 50 ou mais Pré-Candidatos a Vereador (homens e mulheres), um recorde que só o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) poderá confirmar ao liberar a lista oficial no mês de agosto de 2016.

Diante dessa fartura de pretendentes a, no mínimo, duas vagas na Câmara Municipal, um grupo de Pré-Candidatos da Região vem se reunindo (sob a coordenação voluntária da Psicóloga Eliane Lopes) e debatendo formas de incentivar os eleitores a valorizarem Nova Contagem elegendo Vereadores residentes em bairros locais. Não se trata de um bloco que age a mando de um partido como podem pensar as cabeças mais conspiratórias. Essa frente  está decidida a agir legalmente para direcionar o voto consciente, usando toda mídia disponível em tempos de crise. Cada um vai seguir seu projeto político caso se confirmem as candidaturas, mas sempre defendendo o voto em propostas e em nomes que conhecem profundamente os problemas vividos por essa região. Pessoas que convivem com os eleitores.

A maioria dos homens e mulheres que fazem parte desse grupo moram na região há décadas e exercem algum tipo de liderança ou estão envolvidos em trabalhos sociais há muito tempo.

Vários pré-candidatos consideram essa atitude coletiva uma perda de tempo e preferem ignorar os participantes. Em contrapartida, os que defendem o voto consciente enxergam nessas eleições um momento único para formarem uma nova geração de lideranças na região nos próximos 10 anos sepultando a tese de que os moradores de Nova Contagem são “retardados” como alguns políticos de outras regiões já afirmaram. Esses nunca entenderam como uma região com tantos moradores só conseguiu eleger 2 Vereadores em 30 anos de existência (Rodinei Ferreira e Lucas Cardoso), se poderiam eleger 4 ou mais com tranquilidade. Até hoje essa região é considerada um curral eleitoral por oportunistas que são incapazes de andar pelas ruas dos bairros conhecendo as pessoas e lutando por suas reivindicações.

Com o apoio da tecnologia e com uma maior conscientização dos estudantes, trabalhadores e das pessoas que criaram suas famílias lutando bravamente para melhorar essa região, muitas vezes sem qualquer apoio do Poder Público, uma semente está começando a germinar e transformará as próximas eleições municipais num marco de mudanças independente do resultado das urnas. As eleições de 2016 acabarão em um dia de votação, mas o grupo de conscientização está só começando. Essa é a diferença. 2018 vem aí! Os “retardados” estão na luta...sempre.

                                                                                                                                                                             ©Lecy Pereira Sousa

                                                                                                                                                                       Poeta e Colunista do Portal


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias