STF manda afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados [Portal VozdoCLIENTE]

STF manda afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados Portal TV VozdoCLIENTE





Altamente criticado pela série de acusações de abuso e mal uso do poder (e dinheiro) público, Eduardo Consentino Cunha foi, nesta manhã de quinta (05), julgado impróprio pelo STF em presidir a câmara dos deputados do Brasil.

O processo foi indicado pela Procuradoria Geral da União no fato de que, se o impeachment de Dilma Roussef for confirmado, Cunha estaria na linha de sucessão direta da presidência do Brasil.

De fato, em uma viagem ou vacância da presidência de Temer, o presidente da Câmara do Deputados é então empossado, ainda que temporariamente, presidente do país.

Em outra julgamento ainda para hoje foi solicitado pela REDE. Alessandro Molon (deputado por Rede-RJ) também teria argumentado que, sendo Cunha réu na Lava Jato, não o deixar presidir o país seria "violar a linha sucessória estabelecida pela Constituição porque a prerrogativa de substituir o presidente da República é da Câmara dos Deputados. Ferir a ordem constitucional da sucessão do presidente seria prejudicar uma prerrogativa da Câmara dos Deputados. Não pode a Casa ser punida porque o seu presidente tornou-se réu".

Contas na Suiça

O Ministério Público da Suíça associou quatro contas ao deputado, com cópia de passaporte diplomático, endereço de sua casa e assinatura, o que deu base à Procuradoria na abertura de um novo inquérito para apurar suspeita de envolvimento de Cunha com os desvios na Petrobras.

O presidente da Câmara, entre outras, é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro e suspeito de esconder contas na Suíça.

Fora da câmara

O mandato do STF suspende o mandato de deputado de Eduardo Cunha e, consequentemente, da Câmara dos Deputados do Brasil. Cunha já foi informado essa manhã e deve se pronunciar em mídia em breve, espera a imprensa.

Repercussão

Cunha ainda não se pronunciou sobre a questão no momento mas a repercussão nas redes sociais já começou. Minutos após a divulgação da decisão, o termo "Tchau Cunha" se tornou top na lista do Twitter.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [2525 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções