Rodoviários de Belo Horizonte fazem paralisação de 12 horas na próxima segunda [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Rodoviários de Belo Horizonte fazem paralisação de 12 horas na próxima segunda Rádio Itatiaia





Motoristas e agentes de bordo ficarão de braços cruzados entre a 0h e as 12h da próxima segunda-feira (25) em Belo Horizonte. A paralisação, decidida nesta quarta, após reunião no Sindicato dos Rodoviários (STTRBH), tem como objetivo protestar contra o Projeto de Lei 1881 que a categoria considera ser um passo para extinguir a função de trocador.

A proposta, que foi aprovado em segundo turno nessa segunda-feira (18) e teve a autoria do vereador Autair Gomes (PSC), prevê a disponibilização de "mecanismos que facilitem o pagamento com créditos eletrônicos, em especial no que se refere aos procedimentos de aquisição de cartões e recarga de crédito" em ônibus executivos, turísticos, mini-ônibus e regiões operadas pelo sistema BRT (estações e linhas alimentadoras). O texto seguirá para sanção do prefeito Marcio Lacerda, que terá 15 dias para analisá-lo.

Segundo o diretor de comunicação do sindicato, José Márcio Ferreira, o projeto, de autoria do vereador Autair Gomes (PSC), acaba com o cargo de agente de bordo e pode desempregar cerca de 6 mil pessoas. "A maioria deles são mulheres, arrimos de família. Olha o tamanho do problema social que vamos ter", destacou.

Ferreira disse que a categoria quer uma reunião em caráter de urgência com o prefeito Marcio Lacerda e pediu desculpas pela paralisação. "Infelizmente a cidade vai amanhecer parada."

O sindicalista explica os prejuízos que seriam causados pela extinção do cargo de trocador. "Não é só cobrar passagem. Ele é o primeiro ajudante do motorista no ônibus. Existem pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cegos e é o cobrador que ajuda essas pessoas", exemplificou.

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa do vereador Autair Gomes, mas ninguém foi encontrado.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias