Abril de 2016 pode ser um dos meses mais secos de BH nos últimos 100 anos [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Abril de 2016 pode ser um dos meses mais secos de BH nos últimos 100 anos Otempo





O mês de abril de 2016 pode entrar para a história com um dos mais secos já registrados em Belo Horizonte. De acordo com o Instituto Climatempo, o único registro de precipitação até agora ocorreu entre os dias 1º e 2 e e alcançou um volume de apenas 0,1 mm. A previsão é de que a situação não mude na segunda quinzena do mês, já que há previsão de pouquíssima chuva. 

Ainda conforme o órgão, o período deve entrara para a lista dos dez meses de abril mais secos já registrados em 106 anos de acompanhamento meteorológico feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com o banco de dados, o abril mais seco verificado desde 1910 foi em 1959, quando não teve chuva.

A pesquisa aponta ainda que já ocorreram outros meses de abril com acumulados de água abaixo de 30mm, o que seria a metade da média de chuva normal para o mês, que é de 61 mm. Por outro lado, o abril mais chuvoso ocorreu em 2014, quando a capital mineira acumulou aproximadamente 235,8 mm de chuva. 

Previsão

O forte sistema de alta pressão que predomina sobre a região sudeste deve atuar ainda por mais alguns dias. Desta forma, ele reduz a umidade relativa do ar e, consequentemente, impede condições de chuva. Também não há previsão da chegada de frente fria para Belo Horizonte até, pelo menos, o feriado do dia 21 de abril. 

A maior possibilidade de chuva seria após o dia 25 de abril, quando há maior chance de uma frente fria avançar sobre o sudeste. Mesmo assim, o acumulado deve ser baixo e girar em torno de 9,5 mm.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias