Prefeitura de Contagem dá mau exemplo contra a dengue e moradores reclamam: Não está dentro das casas! [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Prefeitura de Contagem dá mau exemplo contra a dengue e moradores reclamam: Não está dentro das casas! Portal TV VozdoCLIENTE




Mais mortes e casos de suspeitas de dengue na cidade da região metropolitada de Belo Horizonte.

A Secretaria de Saúde do município protela as infomações e não confirma as mortes sob a bandeira de que "é preciso esperar os laudos da Fundação Ezequiel Dias" mas população combate, rebate e faz até fechamento de vias em protesto.

“Esclarecemos que, para confirmar óbitos por dengue, zika ou febre chikungunya, é necessário aguardar o resultado dos exames encaminhados à Fundação Ezequiel Dias, conforme fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde”, informou em nota a secretaria municipal.

Mas não há citação de prazo para esta resposta. Inclusive o caso que repercutiu nacionalmente (o caso Wesley, veja aqui com vídeo)


Contagem tem mais de 11.700 casos prováveis de dengue. São investigadas ainda três suspeitas de febre chikungunya (entre eles o caso da grávida que morreu) e 14 casos de zika, havendo dois resultados confirmados em gestantes.

Culpa da população?

Embora haja pretenciosa citação de que a culpa da já considerada epidemia no município seja "dentro das casas" há quem rebata firmemente. Questionados, moradores reagem com veemência, veja uma conversa que o portal VozdoCLIENTE participava:

Moradores rebatem provável acusação da prefeitura de que o foco está dentro das casas

Mau exemplo

Mas o pior mesmo é a acusação grave que Ronaldo Felipe relatou ao portal VozdoCLIENTE (autor da foto cabeçalho):

A recentemente inaugurada UBS São Judas em Nova Contagem tem defeito simples na construção mas não corrijem.

A mãe de Ronaldo mora do lado da UBS e foi alvo de fiscalização:

"Eu já avisei na regional e eles não fizeram nada. Cobram da gente mas a prefeitura mesmo não toma conta do seus espaços. Inclusive o funcionário que veio fiscalizar a casa de minha mãe eu levei ele na laje e mostrei mas nada foi feito e tem mais de um mês que observo isso"

E dispara: "Essa obra foi mau feita, a calha está lá há pouco tempo e acumula água?"

A reportagem foi repassada 'a Prefeitura e Regional e recebemos a informação de que o problema fora resolvido: 

A calha anterior não aguentou o excesso de chuvas e torceu mas que, há uma semana o problema foi eliminado com a atuação de uma equipe de reforma/construção no local.

A regional indicou aos moradores e ao portal que podem fazer nova auditoria no local.

Protesto contra atuação fraca dos órgãos públicos

Mediante a morte de uma estudante adolescente na região do Praia, moradores fecharam a via 2 vezes em horário de pico essa semana exigindo maior atuação do governo. Veja o vídeo:



Fotos: Ronaldo Felipe - UBS São Judas recentemente inaugurada prolifera dengue em Nova Contagem.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias