Contagem abre centros de hidratação para pacientes com dengue [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Contagem abre centros de hidratação para pacientes com dengue Prefeitura de Contagem





A Prefeitura de Contagem inaugurou na quarta-feira (2/3) três centros de hidratação para atender pacientes diagnosticados com dengue, as chamadas Unidades de Reposição Volêmica (URV). As unidades funcionarão próximo à UPA Ressaca, UPA Vargem das Flores e também na Unidade Básica de Saúde (UBS), no centro da cidade. Inicialmente, a expectativa é de que 50 pessoas procurem as unidades  por dia, e que esta demanda aumente  nas próximas semanas.

Nas salas de hidratação, os usuários contarão com assistência de uma equipe de saúde completa, incluindo médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, além de um técnico de laboratório para a coleta de material para exames.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Silva, a medida está sendo antecipada neste ano devido a grande demanda nas unidades de saúde (UBSs) e nas UPAs da cidade. "Vamos antecipar a abertura dessas unidades para atender a demanda de pacientes que vem aumentando nos postos de saúde. Nosso objetivo é dar assistência e minimizar os efeitos da doença na cidade".

Com custo estimado de R$ 89 mil mensais para a manutenção de cada unidade, ainda não há previsão de quanto tempo permanecerão abertas. "Não podemos falar em quanto tempo estes centros de hidratação permanecerão abertos, mas é certo que a população poderá contar com eles enquanto os números da dengue não recuarem", assegurou Evandro Silva. Em 2015, os centros de hidratação ficaram abertos ao público por dois meses - abril e maio - quando foi detectado o pico da epidemia em todo país

É importante lembrar que todo morador de Contagem pode se dirigir as unidades de hidratação ou ser encaminhado a eles pelas unidades de saúde (UBSs).   "É imprescindível que o paciente mantenha a hidratação quando perceber que está com sintomas da dengue. Ele não precisa aguardar a hidratação nesses locais, mas já se antecipar tomando água, sais de reidratação, soro caseiro, sucos, chás. As pessoas devem manter atenção redobrada para sintomas como dores abdominais, sangramento, manchas roxas e vômitos". A recomendação é da médica infectologista, Tânia Marcial.

Os locais para a instalação das unidades foram definidos seguindo as regiões da cidade que apresentam maior incidência de casos de dengue por 100 mil habitantes.

Os centros de hidratação funcionarão todos os dias da semana das 7h às 19h.

Endereços Centros de Hidratação: 

UPA RESSACA

Rua Extrema, 200 - Guanabara, Contagem

UBS Retiro I e III (ao lado da UPA VARGEM DAS FLORES)
Rua Retiro dos Padres, s/nº esquina com av. Retiro dos Imigrantes - Retiro, Contagem

UBS CAD (próximo à Funec Centec)
Rua Bernardo Monteiro, 135, Centro, Contagem


Melhor remédio é prevenção 

Não deixe de fazer seu check list contra o Aedes aegypti !  Se ligue nas dicas: 
- Mantenha a caixa dágua sempre fechada, com tampa adequada;
- Remova a sujeira das calhas;
- Não deixe água acumulada sobre a laje;
- Lave os tanques utilizados para armazenamento de água com água e sabão, semanalmente;
- Mantenha tonéis e barris dágua bem tampados;
- Coloque areia nos pratinhos dos vasos de planta;
- Lave os vasos de plantas aquáticas com escova, água e sabão ao menos uma vez na semana;
- Guarde garrafas e latas sempre de cabeça para baixo;
- Faça furos nos pneus e guarde-os em locais cobertos, longe da água da chuva;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha as lixeiras fechadas;
- Não deixe entulho nos quintais ou nas ruas. 
- Fique atento aos sinais e, em caso de necessidade, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.

Caso tenha alguma denúncia sobre lotes vagos, imóveis abandonados que possam servir de focos para o mosquito Aedes aegypti ligue para o Disque denúncia Dengue 0800 283 1225 .



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias