Minas teve 41 casos de microcefalia notificados desde novembro [Portal VozdoCLIENTE]

Minas teve 41 casos de microcefalia notificados desde novembro Otempo


O Tempo



Minas Gerais teve 41 casos de microcefalia notificados entre novembro e esta quarta-feira (16), sendo que seis deles já tiveram a relação com o zika vírus descartada e outros 35 seguem em investigação pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

A notificação de todos os casos do país se tornou obrigatória no dia 11 de novembro, quando o Ministério da Saúde publicou uma portaria que estabelecia que a microcefalia deveria ser tratada como evento de emergência de saúde pública.

Os 41 casos notificados deste então no Estado estão distribuídos em 24 municípios. As cidades e número de casos registrados não serão divulgados pela pasta para evitar a exposição das famílias das crianças doentes. 

Dois seis casos descartados, um foi por critério laboratorial, um por comprovação de outra patologia e quatro por não preencherem os critérios do zika vírus. 

Alerta

Como a doença é contraída pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito que transmite a Dengue e a Chikungunya, a SES aproveita para reforçar a necessidade de se enfrentar a reprodução do inseto. A forma, como já é conhecida da população pelo constante combate à dengue, é eliminar qualquer foco de água parada. 

Ainda de acordo com a pasta, pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos do Aedes aegypti se encontram dentro dos domicílios. Por isso a participação da população no controle do vetor é tão importante. A recomendação é que as pessoas mantenham suas casas e locais de trabalho sempre limpos e longe de qualquer possibilidade de acúmulo de água.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [6218 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções