Nova Contagem vai ter mais um núcleo do Consep [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

Nova Contagem vai ter mais um núcleo do Consep Prefeitura Contagem/MG


contagem.mg.gov.br



A Prefeitura de Contagem promoveu na quinta-feira (15/9), na 26ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), a primeira reunião preparatória para criação de mais um núcleo do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), desta vez vai contemplar a região de Nova Contagem. O grupo a ser criado envolverá os órgãos de segurança da cidade e a comunidade com o intuito de discutir a efetivação de ações que fortaleçam a segurança pública dos cidadãos da região.

O Consep é uma entidade de direito privado, com vida própria e independente da Polícia Militar ou qualquer outro órgão público. A instituição funciona na modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, com objetivo de mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas locais da segurança pública, no contexto municipal ou regionalizado.

Para o secretário de Defesa Social, José Rodrigues, a ação pretende construir um diálogo entre a comunidade e os órgãos de segurança atuantes na cidade em favor do bem-estar coletivo. "As experiências feitas em outras regiões do município têm nos apresentado bons frutos. Aliar a comunidade às entidades de segurança favorece uma política mais eficaz de prevenção à violência", ressaltou.

O diretor do Observatório Municipal de Segurança Pública, Paulo Roberto Fonseca, destacou a primeira reunião para criação do Consep Nova Contagem como forma de início do processo. "Viemos discutir as possibilidades com a Polícia Militar e já estamos em diálogo com a comunidade para a efetivação do conselho. O próximo passo é mobilizar cidadãos e lideranças e concretizar a formação do grupo que iniciará os trabalhos".

Para o major Pogianelo da Polícia Militar, a preocupação da entidade é criar o conselho e deixar algo de bom para a comunidade local. "Nossa preocupação é de realmente deixar um legado aqui na região. Realizar um trabalho bem-feito, integrando a PM com a Guarda Municipal, cidadãos e outros órgãos para criar uma cultura de segurança pública em Nova Contagem", afirmou.

Estiveram presentes à reunião o comandante da Guarda Municipal de Contagem, William Cesário; o administrador da Regional Vargem das Flores, Francisco Naldo; a diretora de Prevenção à Violência e Políticas sobre Drogas, Daniela Rodrigues; o tenente Ricardo Reis da Polícia Militar; e a Gestora do CPC - Fica Vivo Nova Contagem e Ressaca, Fabiane Matos.

Participação no Consep

Pode concorrer ao Consep qualquer cidadão que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral, preencher requisitos, como residir na área de abrangência do conselho, e possuir bons antecedentes.

Próximas ações para criação do Consep Nova Contagem

Atividade: Mobilização da comunidade, panfletagem e orientações
Data: 16/10
Horário: 8h
Local: Região de Nova Contagem
Atividade: Reunião para criação do Consep
Data: 20/10
Horário: 18h30
Local: Casa de Apoio (rua VL 6, 1880, Nova Contagem)



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias