Mulheres na Arábia Saudita vão poder votar nas eleições municipais em dezembro [Portal VozdoCLIENTE]

Mulheres na Arábia Saudita vão poder votar nas eleições municipais em dezembro Portal TV VozdoCLIENTE


Mulher faz registro eleitoral. Foto: Arab News



As mulheres na Arábia Saudita estão se registrando desde Agosto para votarem nas eleições municipais.

Segundo a Rede AlJazeera, é a primeira vez que elas poderão participar - como eleitoras e candidatas - do processo eleitoral no reino.

O pleito está marcado para o dia 12 de dezembro. De acordo com a rede Al Arabiya, 424 entre os 1.263 centros de votação serão dedicados exclusivamente às mulheres.

O fato foi entendido como um "marco significativo no progresso rumo a uma sociedade baseada na participação", segundo jornais internacionais.

De acordo com a Saudi Gazette, Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat foram as primeiras mulheres a se registrarem.

Segundo o Arab News, cerca de 70 mulheres afirmaram que pretendem concorrer aos cargos, e 80 pretendem atuar nas campanhas

O fato é a concretização de uma promessa "antiga" do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud. Ele havia prometido, em setembro de 2011, incluir as mulheres no processo eleitoral. Inicialmente, a ideia era permitir que mulheres a partir de 21 anos votassem e concorressem aos cargos. A idade mínima foi rebaixada para 18 anos.

"Nós nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papeis compatíveis com a Shariah", afirmou o rei, na ocasião.

As mulheres na Arábia Saudita não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar ou se casarem sem a permissão de um "guardião" do sexo masculino. Elas também seguem proibidas de dirigir.


Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [5244 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções