Bailes da Melhor Idade animam foliões em Contagem [Portal VozdoCLIENTE]

Bailes da Melhor Idade animam foliões em Contagem Prefeitura de Contagem


A mistura dos ritmos das marchinhas e do forró ditou o ritmo dos bailes



Os tradicionais bailes de Carnaval da terceira idade em Contagem, a cada ano têm se tornado uma oportunidade para a diversão e a melhoria da qualidade de vida da população idosa do município. Promovidos pela prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação e da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Atenção ao Idoso, os eventos reuniram, este ano, cerca de mil pessoas, em seis encontros realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades Casa Amarela, Ressaca, Industrial e nos espaços Bem Viver, Luiz Palhares, Mário Covas e Do Saber.

Fantasiados com máscaras, colares e figurinos típicos, os idosos se divertiram ao som da banda Arvoredo e do cantor Adriano, o Traquino do Forró, que juntos embalaram os casais e demais participantes. Os espaços têm mostrado inovação na maneira de comemorar o Carnaval. A junção dos ritmos do forró e do samba agradou ao público. O aposentado Jaires de Oliveira destacou que "a ideia do Carnaforró foi ótima. A mistura tornou o evento diferente e mais divertido.".

Em Contagem, a população idosa representa aproximadamente 57 mil pessoas, de acordo com a Coordenadoria do Idoso. Os espaços e os centros de convivência desempenham um papel importante sendo uma ferramenta para o resgate da autoestima. Nestes espaços, são ministradas oficinas de capacitação, aulas de música, dança e atividades físicas, o que contribuiu para aumentar a qualidade de vida e longevidade dos idosos. Conforme explica a diretora de Proteção Social Básica, Mércia Karin, "a frequência dos idosos nos espaços tem aumentado. A dança, principalmente os bailes de Carnaval, são atividades que funcionam como interação social e terapia que ajudam na prevenção de doença como a depressão".

Djalma Teixeira de Moura, morador do bairro Pindorama, em Belo Horizonte, há 22 anos frequenta o espaço Bem Viver Mário Covas, em Contagem, e demonstrou satisfação em fazer parte do grupo. "Aqui em Contagem, tenho a oportunidade de descontrair, conhecer amigos e receber apoio, bem diferente da região onde moro".

Os eventos contaram com as participações do presidente do Conselho do Idoso, Ildeu Ribeiro; do diretor-geral da Defesa dos Direitos dos Idosos, da Secretaria da Pessoa com deficiência, Mobilidade Reduzida e Atenção ao Idoso, Márcio Júnior; além de gerentes e coordenadores e dos CRAS e dos Espaços Bem Viver Luiz Palhares, Mário Covas e Do Saber.



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Vídeos do Portal

Promoções