Prefeitura inicia primeira etapa das obras da Trincheira do Itaú [Portal VozdoCLIENTE]

Prefeitura inicia primeira etapa das obras da Trincheira do Itaú Prefeitura de Contagem


Intervenções nas vias que servirão como rotas alternativas começaram nesta semana



Contagem dá início às obras que vão mudar o visual da cidade. Na terça-feira (10/2), a Prefeitura de Contagem começou a primeira etapa das obras da Trincheira do Itaú, no entroncamento das avenidas General David Sarnoff e Babita Camargos, na Cidade Industrial. Nesta fase, serão feitas as intervenções necessárias para a implementação dos desvios do trânsito que serão utilizados durante a construção da trincheira, como abertura de canteiros, novos acessos, recapeamento de vias e sinalização dos desvios. A expectativa é que, já no próximo mês, as alterações no trânsito sejam implementadas, para o início da segunda etapa das obras.

A Trincheira do Itaú, primeira grande intervenção viária na cidade em 30 anos, pretende solucionar um dos grandes gargalos do trânsito de Contagem, a praça Itaú. "Nosso município ficou por muitos anos sem obras de impacto. Por isso, uma das prioridades do nosso governo é enfrentar o desafio da mobilidade urbana. Preparamos a cidade, fizemos projetos e garantimos os recursos para iniciarmos as obras que irão colocar Contagem no rumo do crescimento sustentável".

Com a obra, será eliminado o cruzamento entre as avenidas, agilizando o trânsito no local, por onde transitam mais de 70 mil veículos por dia, inclusive caminhões e carretas que atendem às indústrias da região. A trincheira permitirá que os motoristas que trafegarem pela David Sarnoff passem por baixo da estrutura, sem semáforos. Quem estiver na Babita Camargos passará por cima, reduzindo em 33% o tempo semafórico. A previsão é que as intervenções durem 15 meses, e serão investidos mais de R$ 23 milhões nas obras.

Desvios

Durante a execução das obras da trincheira, a avenida David Sarnoff ficará fechada no sentido Barreiro-Eldorado. Com isso, diversas intervenções nas ruas do entorno se fazem necessárias para receber esse trânsito. A primeira ação será a abertura do canteiro central na avenida Babita Camargos, próxima à alça viária que dá acesso à avenida General Castelo Branco. Com a intervenção, será possível atravessar a avenida e seguir para a Via Expressa e bairro Água Branca. Nos próximos dias, serão divulgados mapas com os desvios alternativos e obrigatórios durante as obras.

Rui Magalhães passava pelo local no momento em que as intervenções começavam. Morador de Contagem há 40 anos, ele disse que a região espera por essa obra há muito tempo. "Aqui está o pior gargalo do trânsito da nossa cidade. O trânsito fica ruim inclusive aos finais de semana, por causa do shopping. A trincheira é a solução. Sei que a obra vai gerar alguma dificuldade, mas o resultado final será muito positivo. Estou esperançoso".

A Transcon vem debatendo sobre os desvios, durante as obras, desde o ano passado. A autarquia já se reuniu por duas vezes com as empresas sediadas no entorno do local, além de manter contato também com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), para discutir sobre mudanças nos trajetos dos ônibus. Cerca de 102 linhas de ônibus que passam na região terão seu trajeto alterado. As novas rotas de cada linha serão divulgadas posteriormente pela Transcon, que dará grande publicidade às alterações, inclusive com agentes da autarquia nas ruas da região, orientando a população sobre novos pontos de embarque e rotas alternativas.

O presidente da Transcon, Agostinho da Silveira, lembra que todas as empresas afetadas foram consultadas para a elaboração do plano de desvios. "A ordem é não fazer nenhuma intervenção sem ouvir todos os afetados. Visitamos as empresas, montamos questionários em que elas expuseram sugestões e necessidades. Contamos com a compreensão de empresas e da população em geral para entender que as dificuldades iniciais serão pequenas perto do ganho que toda a cidade terá após a construção da trincheira".



Veja a reportagem na fonte.



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias


Anúncios [2630 - desktop]



Vídeos do Portal

Promoções