COPASA corrije problema mas a adutora pode romper novamente em Nova Contagem, Contagem/MG [Portal VozdoCLIENTE]
Canais VozdoCLIENTE!

COPASA corrije problema mas a adutora pode romper novamente em Nova Contagem, Contagem/MG Portal TV VozdoCLIENTE




A crise hídrica atinge todo o estado de Minas Gerais. Nunca os reservatórios estiveram tão baixos e nunca o governo protelou tanto para tomar medidas de conscientização da população.

Fora este aspecto há outros problemas graves como a exposição indevida do feixe de abastecimento para toda Minas Gerais.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a responsabilidade dos aquedutos até as residências, comércios, indústrias e escritórios é da COPASA/MG.

No último dia 06/02 pela madrugada, devido as fortes chuvas na região, uma adutora rompeu violentamente 'as margens da LMG-808 em Contagem e causou o desabastecimento para mais de 200 mil pessoas de quatro cidades.

A correção do problema

Logo pela manhã a COPASA já detectou o problema, fechou os registros de água para a região, expôs comunicado e enviou uma equipe para consertar a tubulação.

Por volta das 17h a equipe do VozdoCLIENTE passou pelo local, percebemos pelo menos uma dezena de operários e técnicos no local além de mais de 5 caminhões, um guindaste e pelo menos um trator.

O responsável pela operação, Valquírio Duarte, repassou a previsão de que, até o fim da noite, o fornecimento de água estaria reestabelecido como de fato foi constatado posteriormente.

Xingamentos

Durante o período em que estivemos no local vários motoristas "xingavam" a equipe da COPASA. Termos como "façam direito", "que porcaria foi essa" e até palavrões foram ouvidos, mas não passou disso.

"As pessoas pensam que somos culpados pelo que aconteceu, mas não observam exatamente como ocorreu e nem quem é nossa equipe", disse Duarte que afirmou ter sido deslocado pela empresa de outra região para auxiliar na eficácia do projeto de recuperação.

O problema persiste

Três dias depois e com outras informações, voltamos ao local do acidente com a adutora e verificamos as informações obtidas. Conforme as imagens da vídeoreportagem abaixo, realmente há um problema de estrutura na conhecida como "lagoa do retiro" que se trata de um empoçamento da água nascente da região mas que cresce com as enxurradas da pista e dos arredores.

Para entender o porquê a adutora corre o risco de romper novamente, assista ao vídeo abaixo:



Técnicos da COPASA trabalharam boa parte da sexta-feira para refazer a estrutura de abastecimento. Os canos são de ferro mas, devido a alta pressão interna a que são submetidos, não podem ficar suspensos ou sob a terra. (Foto: AAS)



Vídeos recomendados:

Curta, comente e publique direto no Facebook

Mais lidas últimos 30 dias